Cursos de especialização atraem vários municípios

As 332 vagas disponíveis para os seis cursos de Especialização gratuitos foram preenchidas por graduados da capital, de Santana do Ipanema, Lagoa da Canoa, União dos Palmares, Palmeira dos índios e Pão de Açúcar.

10/09/2009 09h49 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h57
Inscrições para os cursos de especialização

Lívia Santana – estagiária de Jornalismo

Alguns cursos de pós-graduação Lato Sensu foram abertos à comunidade e outros destinados ao atendimento de necessidades institucionais. Quatro cursos serão presenciais, dois a distância e a duração varia para cada curso. As aulas iniciam ainda neste mês de setembro.

A seleção dos candidatos será realizada pelo colegiado de cada curso e se dará mediante avaliação. Três dos cursos ofertados possui uma única etapa - análise do currículo Lattes -, e os demais haverá também uma entrevista.

Segundo Aurinete Moraes Pimentel, assistente social da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), o curso de especialização é resultado de um projeto realizado por professores ou coordenadores de unidades. Há um projeto e um coordenador para cada curso.

“O processo de abertura de um curso de especialização é longo e bem elaborado. Após a idealização do projeto, é formado um grupo que irá auxiliar no projeto, que depois de pronto, é levado para o colegiado da unidade. Se aprovado, segue para a Propep onde há uma verificação, observando se a proposta está dentro dos trâmites legais, então o Conselho Universitário (Consuni) autoriza o funcionamento. Com a autorização sai o edital e são abertas as inscrições” explicou Aurinete.

O curso de Proteção de Plantas e Geografia: análise ambiental tem convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o de Gestão e Educação Ambiental está conveniado ao Instituto Lagoa Viva. Vigilância à saúde é exclusivo para capacitação dos servidores da Ufal e está conveniado ao Governo Federal. O curso Saberes da Terra e Educação no Campo tem o apoio da Secretaria Estadual de Educação.