Campus Arapiraca: “Projeto Vitorioso”

Com mais de setenta ações de extensão em pleno desenvolvimento no Campus Arapiraca e Polos, o Pró-reitor Eduardo Lyra diz que a expansão para o interior do Estado, instalada há três anos, é um projeto vitorioso. Já o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Josealdo Tonholo, destaca o dinamismo e capacidade dos docentes do Campus, que já encaminhou sua primeira proposta de mestrado.

15/09/2009 17h12 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h59
Alunas desenvolvem pesquisa em laboratório

Diana Monteiro- jornalista

Segundo Eduardo, o Campus do Agreste reflete a realidade do Projeto de Expansão concebido pela Universidade Federal de Alagoas. “Reforço dizendo que é um projeto vitorioso, com sinais evidentes, por várias razões. Dentre elas, a possibilidade de acesso à formação superior dos alunos da região, superando um problema que, por questões econômicas, inviabiliza o acesso e a permanência de alunos daquela região do Estado na Capital”, ressalta.

Outro aspecto enfocado pelo Pró-reitor é a chegada de professores altamente qualificados, muitos vindos de outros Estados, o que oportuniza um diálogo com a comunidade local. “Isto gera, sem dúvida, uma ampliação de valores culturais e, o que é maior, a produção do conhecimento hoje gerado na Universidade já com projetos consolidados nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”, enfatiza.

Falando sobre a área que coordena, Eduardo complementa que a extensão se apresenta como uma possibilidade real de interagir ainda mais com a comunidade daquele Campus, desde que seja pensada também como produtora de conhecimento, formação acadêmica e de interação na realidade.

“A transformação da realidade daquela região, onde está instalado o primeiro Campus da Ufal no interior, fará com que sua a população vislumbre um futuro promissor. Anualmente são aprovados nas oito áreas temáticas de pesquisas da Proex, cerca de 70 projetos de extensão”, destaca o pró-reitor Eduardo Lyra.

“Democratização do conhecimento”

“Do ponto de vista de pesquisa, área em pleno desenvolvimento no Campus Arapiraca e Polos Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios, o Campus do interior vem permitindo a democratização do conhecimento dirigido para os interesses desses municípios, das cidades circunvizinhas e da região Agreste de Alagoas”, diz o Pró-reitor Josealdo Tonholo.

Segundo Tonholo, os pesquisadores do Campus do interior têm projetos de pesquisa voltados para a realidade local e contam com a participação ativa de vários estudantes. “Os estudantes da expansão da Ufal conhecem mais do que ninguém a sofrida região que precisa de intervenção com alto nível de conhecimento”, salienta.

São 67 alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação PIBIP – Ação e vários outros nos programas Pibic (Iniciação Científica) e Pibiti (Tecnologia da Informação). “Considerando que é um Campus novo, surpreende-nos a capacidade de aglutinação de bons valores dos docentes do Campus do Agreste que, com apenas três anos de funcionamento, já encaminhou uma proposta de mestrado na área de Agronegócios Sustentáveis”.

O Campus Maceió levou 30 anos para enviar a primeira proposta de Pós-graduação, que foi na área de Letras. “Isso demonstra que, mesmo ainda se implantando, com as primeiras turmas concluintes de graduação em 2010, o Campus Arapiraca e Polos vêm demonstrando o dinamismo de novos valores que constroem a Ufal no interior”, elogia Tonholo.

As atividades nas áreas de Agronomia, Tecnologia de Informação e Engenharia de Pesca merecem destaque. “A equipe de Tecnologia de Informação (TI) tem trabalhado itens de tecnologia e inovação, a exemplo dos dispositivos eletrônicos, que permitem a interface homem/máquina. Esses vídeos podem ser vistos, inclusive, no Youtube (pabloufal e arapiraca)”, informa o pró-reitor.

Atualmente, o maior gargalo identificado pela Propep no Campus do interior é a necessidade de capacitação de vários docentes mestres para o doutorado, mas já há uma ação nesse sentido bastante focada no Polo Palmeira, onde há os cursos de Psicologia e Serviço Social. “Já está havendo articulação para a realização de doutorado interinstitucional em Serviço Social”, finaliza Tonholo.