Atuação do NIT destaca Ufal na área de Inovação Tecnológica

24/09/2009 08h23 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h35

Diana Monteiro - jornalista

Ao implantar em 2008 o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), a Universidade Federal de Alagoas passou a se destacar entre as instituições federais e no Nordeste nas áreas de propriedade intelectual e transferência de tecnologia. O Pró-reitor Josealdo Tonholo ressalta, como exemplo, o Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-Açúcar, que tem propriedade intelectual regulada e negociada pelo NIT.

“Vários cultivares (variedades do produto), estão sendo distribuídos para plantadores de todo o Brasil, mediante licenciamento. Esse cultivares apresentam melhor produtividade e mais resistência às pragas, e a tecnologia produzida já está presente em quase todo o território nacional”, diz Tonholo.

Apoiado pela Finep, o NIT destaca ainda a Ufal na região, por ser a única instituição a dispor de um projeto isolado (sem ser em rede), e isto significa o reconhecimento da sua autonomia em propriedade intelectual e transferência tecnológica. O pró-reitor Josealdo Tonholo diz que a Ufal está atualmente numa situação muito confortável comparada com as federais, e esse conforto vem da base legal que a universidade conseguiu construir com a criação do NIT há um ano, pelo Conselho Universitário.

“Um outro destaque do NIT é ser o único núcleo formalizado no Estado e representar o grande expoente do Nordeste, já que detém todo o conhecimento de todas as etapas para gerar produtos e processos inovadores”, enfatiza o Pró-reitor. Ainda segundo Tonholo, essas etapas sob a responsabilidade no NIT vão desde à redação de patentes, passando pelo seu depósito, acompanhamento junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e chegando às vias de transferir e licenciar tecnologia para o setor.

A estrutura do Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufal também passa pela área de recursos humanos. Sob a coordenação do professor José Cressoni é também o único do Nordeste que tem quadro de pessoal permanente e se constitui ainda, como espaço de aprendizado, ao ter em sua equipe alunos bolsistas.

A equipe do NIT promove com regularidade treinamento em todo o Estado para qualificação de recursos humanos das instituições parceiras nas áreas de ensino, terceiro setor (Ongs, associações comunitárias, sociedade civil, dentre outras); governo (secretarias de Estado); Sebrae; e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).