Acessibilidade em debate no Campus

22/09/2009 09h39 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h34
Solange Goes, monitora em EDH e graduanda de Serviço Social

Madalena Fernandes – estagiária de Jornalismo

O auditório do Severinão, no Campus A. C. Simões, vai ser palco, nesta quarta-feira, 23, das 8h às 12h, do II Seminário de Acessibilidade, que tem como tema "Cidade Acessível para Todos". O evento está sendo promovido pela Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública (EDHSP) e pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Sócio-Jurídicas (GEPSOJUR), coordenados pela professora Mara Rejane Ribeiro, da Ufal.

Fruto de uma parceria entre a Universidade, a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) e a Câmara Municipal de Maceió, o Seminário integra as atividades da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e tem como objetivo reunir estudantes, professores e representantes da sociedade civil organizada para ampliar a discussão e promover ações práticas acerca do assunto no âmbito estadual.

Algumas autoridades já confirmaram presença no evento, como Luiz Carlos Santana (Adefal), vereadora Roseane Cavalcante (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), o promotor Flávio Gomes (Ministério Público Estadual), professora Mara Rejane (Ufal) e Everaldo Patriota (Conselho Estadual de Direitos Humanos).

A abertura está prevista para as 8h30, com a mesa temática ‘O cenário nacional e parâmetro contextualizado no Estado’. Uma das organizadoras do evento, Solange Góes, vai abordar, em sua palestra, conceitos culturalmente estabelecidos pela sociedade em relação a pessoa com deficiência. Ela vai contar suas próprias experiências como cadeirante e fazer um paralelo com os estudos vivenciados na Universidade. "A estrutura da Universidade, agora, me possibilita acesso ao bloco onde estudo, à biblioteca, ao restaurante universitário e ao próprio prédio da reitoria. Estas novas vias de acesso para cadeirantes são importantes não só para mim, mas para todos os que andavam pela pista dos carros, sem nenhuma segurança”, disse a estudante.

Para a assessora técnica, Celmíria Silva, o II Seminário de Acessibilidade visa dar continuidade aos projetos de implantação de estruturas propícias para os deficientes. “A possibilidade de locomoção é um direito de todos", defende.

Os interessados devem procurar a sala da Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública, localizada no térreo do prédio da Reitoria ou enviar um e-mail para mararejane.dh@hotmail.com. Para fazer a inscrição basta fornecer o nome completo, e-mail e curso que estuda. O Seminário dará direito a certificado de 8h.