Abertas inscrições para I Simpósio de Engenharia Civil

15/09/2009 08h57 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h59

Daniel Dabasi – estagiário Jornalismo

Apesar da crise econômica mundial, um setor que não para de crescer no país é o da construção civil. Em Alagoas não é diferente. Para comprovar isso, basta observar a capital e seus inúmeros canteiros de obras. É de olho no dinamismo do mercado e na amplitude nos campos de atuação, que o Centro de Tecnologia (CTEC) realiza o I Simpósio Alagoano de Engenharia Civil, que ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de outubro, no auditório do Norcon Empresarial, em frente ao Shopping Iguatemi, no bairro de Mangabeiras.

O evento pretende reunir estudantes, professores e profissionais que atuam na engenharia civil em todo o Brasil. O projeto de extensão vai mostrar as novas tendências do setor, com enfoque para o desenvolvimento sustentável, além de destacar a contribuição da área da engenharia na economia do país.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado a construção civil obteve 8% de crescimento, a maior alta de toda a indústria, que cresceu apenas 4,3%, com relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 5,1%. Segundo o órgão, uns dos principais fatores para o aumento do setor foram as obras públicas e a facilitação a créditos habitacionais.

Segundo o boletim da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) publicado no último dia 7 de agosto, a capital alagoana apresentou um acumulado de 125 unidades de apartamentos e residências vendidas no período de abril a junho deste ano, apesar da queda em relação ao ano passado, o setor ainda permanece com fôlego, apresentando uma média de 3,25% na velocidade das vendas, considerando o mesmo período.

As mesas redondas e palestras proferidas no simpósio vão mostrar também as novidades tecnológicas utilizadas por empresas e vão abrir mais um canal de intercâmbio entre o conhecimento acadêmico e o exercício prático do cotidiano para a fruição do saber no tocante à engenharia civil.

Os interessados em participar do projeto devem procurar a sala do Programa de Educação Tutorial (PET), localizada no prédio do CTEC, Campus A. C. Simões, Ufal, até 7 de outubro, em horário comercial. São 270 vagas disponibilizadas com emissão de certificado de 10 horas. Inscrições e informações poderão ser obtidas também por meio do endereço eletrônico do evento, www.saec2009.com.br.