Vencedores das Olimpíadas de Matemática são homenageados

13/08/2009 11h24 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h46
Autoridades presentes na cerimônia de premiação

Lívia Santana – estagiária de Jornalismo

A 5° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2009 tem mais de 386 mil inscritos em Alagoas. A primeira fase, que estava prevista para ser realizada no dia 18 de agosto, foi adiada para o dia 25. No Brasil são 19 milhões de inscritos.

Participam da OBMEP apenas alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais de ensino fundamental e médio. O exame acontece em cada escola pública que se inscreve. Adelailson Peixoto, coordenador da OBMEP em Alagoas e professor no Instituto de Matemática (IM) da Ufal, informou que mesmo que continue a greve das escolas do estado a OBMEP será mantida.

Dia 11 de agosto, pela manhã, no auditório da Secretaria Estadual de Educação, aconteceu uma cerimônia de premiação dos mais de 200 alunos vencedores do OBMEP em 2008. Eles foram premiados com medalhas de prata, bronze e menções honrosas. Pela primeira vez no Estado, dois alunos foram premiados com a medalha de ouro e a receberam no Rio de Janeiro pelas mãos do presidente Lula, no mês de abril, mas estiveram na cerimônia e foram bastante aplaudidos. Além dos premiados, estiveram presentes alguns professores.

Compondo a mesa estavam: o professor Adelailson Peixoto, Amauri Silva, Rogério Pinheiro, o Secretário Estadual de Educação, Rogério Teófilo, o vice-reitor da Ufal, professor Eurico Lôbo, o Secretário Municipal de Educação, Ricardo Valença, o Pró-reitor de ensino do Ifal, José Carlos Pessoa, o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, professor Hilário Alencar, e José Neilton, da Secretária de Educação.

“O ponto positivo desta edição da OBMEP é que está havendo maior interação com as autoridades locais, principalmente da Secretaria de Educação Estadual e o ponto negativo é a fraca participação e apoio das Secretarias Municipais de Educação” ressaltou Adelailson.

Dos participantes desta primeira fase, apenas 5% dos alunos serão aprovados para segunda fase, que será realizada em outubro. Aos vencedores da segunda fase, além das medalhas e menções, os alunos irão receber bolsas de Iniciação Científica Junior e, se entrarem na Universidade, já tem garantidas as bolsas de Iniciação Científica. O aluno que pretender fazer mestrado, recebe da OBMEP bolsa de mestrado.