Ufal em Defesa da Vida debate mídia e violência


11/08/2009 11h42 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h55
3º Ato do Movimento

3º Ato do Movimento

O Movimento Ufal em Defesa da Vida realiza nesta quarta-feira, 26 de agosto, às 9h, no Auditório do antigo Csau, no Campus Maceió, o quarto ato. Com o tema “Mídia e Violência: Seus efeitos no tecido social”, o debate será em torno dos efeitos da mídia na produção da violência, cujos destaques serão para o jornalismo e a violência, internet e violência, jogos eletrônicos e violência, de acordo com a professora Ruth Vasconcelos, coordenadora do Movimento.

 

Estarão presentes durante a mesa-redonda debatendo os temas, o jornalista Ênio Lins, o psicanalista e doutor em Letras Lincoln Villas Boas e a professora e jornalista Rossana Gaia, também doutora em Letras. 

 

Segundo Ruth Vasconcellos, esse debate é importante para alertar a população para os cuidados diários no combate à violência. “O objetivo é colocar em debate as informações que estão sendo veiculadas na mídia. A violência não passa por uma seleção de informações antes de ser veiculada e o debate é importante para uma crítica ao sensacionalismo e para contribuir no exercício de um bom jornalismo”, diz Ruth Vasconcelos, coordenadora de Políticas Estudantis da Pró-reitoria Estudantil da Ufal.

 

As inscrições são realizadas via email  proestpoliticaestudantil@gmail.com enviando os seguintes dados: nome completo, telefone e o nome do curso. Os participantes receberão certificado de 4 horas. O professor Pedro Nelson Bonfim, pró-reitor Estudantil, aproveita para convidar toda a sociedade para integrar os debates e ações do movimento por ser um assunto que interessa a todos. “A Ufal apenas teve a idéia coordena as ações, mas a participação da sociedade é que trará os resultados esperados”, diz o professor.

 

Edições anteriores em Defesa da Vida

 

O Movimento Ufal em Defesa da Vida foi iniciado no mês de maio com o primeiro ato, uma simbologia, quando milhares de camisas foram pendurados em um longo varal espalhado pelo Campus A.C. Simões, simbolizando as várias mortes, por violência, que aconteceram durante o ano de 2008. O segundo ato, no mês de junho, contou com a presença de diversas autoridades do setor de segurança publica do Estado, quando foi afixado no Campus Maceió um painel,com atualização trimestral, apresentando as mortes violentas ocorridas em Alagoas em 2009. Também foram acesas velas simbolizando as mortes.

 

O 3º Ato teve como tema “Princípios e diretrizes para a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública”, um amplo debate com a presença de diversas autoridades locais e nacionais com o objetivo de definir propostas de Alagoas para a Conferência Nacional. Estiveram presentes o vice-reitor Eurico Lôbo, professores e estudantes da Ufal, além de representantes da OAB, Ministério da Justiça e do Governo do Estado, por meio da secretaria da Cidadania da Mulher e dos Direitos Humanos.