Semana do Economista debate a formação econômica do Brasil

10/08/2009 14h43 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h55
Mesa de honra da solenidade de abertura

Avanny oliveira – Estagiária de jornalismo

A Semana do Economista foi aberta nesta segunda-feira, 10 de agosto, com debates sobre a profissão do economista e seus principais desafios, com a presença do professor Anderson de Barros Dantas, pró-reitor de Graduação; professores Fábio Guedes e Djalma Cavalcante, da Ufal; professores Luciana Caetano, Keylle André e Laurentino Veiga. Estudantes e profissionais participaram dos  debates, que tem o objetivo principal de discutir  assuntos atuais locais e nacionais

Segundo o professor Fábio Guedes, um dos organizadores, os debates são importantes para que os alunos tenham contato com estudiosos da área, pesquisadores, e autores. “Sair do ambiente da sala de aula é sempre bom, pois possibilita o conhecimento de outras realidades”, diz ele. O tema geral trata do Cinqüentenário de Formação Econômica do Brasil e tem como foco principal o livro de Celso Furtado, que discute assuntos tanto de historia quanto de economia. a semana tem o objetivo principal de discutir e envolver o alunado aos assuntos atuais e relevantes aos alunos de Ciências sociais, tanto da Ufal quanto de outras instituições.

Segundo o professor de economia, Fábio Guedes, a escolha do tema envolvido com o livro se deu por causa do conhecimento que todos os alunos têm sobre o autor e sua obra. “O livro das ciências econômicas é conhecido mundialmente e todos os estudantes obrigatoriamente têm de ler o livro”, afirma ele.

A semana acontece até a sexta-feira, 14 de agosto, nos auditório do Csau e da Feac, no Campus, com uma variada programação cultural e social. Aos participantes serão oferecidos certificados para a parte flexível do currículo do aluno.