Reestruturação do NTI beneficia comunidade acadêmica

O professor José Geraldo assumiu a direção do NTI no mês de julho e informou que as mudanças vêm se iniciando com a reestruturação organizacional. O núcleo conta atualmente com uma equipe de 14 servidores técnicos – administrativos e 24 bolsistas de alguns cursos de graduação, mas em sua maioria alunos de Ciência da Computação, que tem no NTI um espaço para estágio.

07/08/2009 13h23 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h55
Professor José Geraldo diretor do NTI

Diana Monteiro - Jornalista

“Entendendo que o NTI é um núcleo cuja missão fundamental é a gestão da informação na Universidade Federal de Alagoas, estamos implantando um trabalho para que este setor atenda de forma estruturada à demanda atualmente existente na instituição”, afirma Jose Geraldo da Cruz Gomes Ribeiro, atual diretor geral do  Núcleo de Tecnologia da Informação.

José Geraldo assumiu a direção do NTI no mês de julho e informou que as mudanças vêm se iniciando com a reestruturação organizacional. O núcleo conta atualmente com uma equipe de 14 servidores técnicos – administrativos e 24 bolsistas de alguns cursos de graduação, mas em sua maioria  alunos  de Ciência da Computação, que tem no  NTI  um espaço para estágio.

Do concurso realizado no mês de julho, dois aprovados para Analista de Sistemas vão reforçar o setor. “A ampliação da equipe é uma necessidade urgente e será feita aos poucos. Com isso atingiremos o número ideal na área de recursos humanos para acompanhar o crescimento da Universidade, principalmente após os campi e pólos do interior. Esse crescimento da instituição causa consequentemente, uma maior demanda de serviço”, diz o diretor.

Cerca de 20 mil pessoas integram a comunidade universitária, sendo o sistema acadêmico a maior demanda do núcleo, seguido dos setores de Protocolo e de Compras.  Vem sendo também estruturado o Setor de Relacionamento com o Usuário, objetivando agilidade, confiabilidade e resolutividade.

Mudanças

O Núcleo de Tecnologia da Informação tem em sua estrutura física os setores de Redes, de Desenvolvimento, de Relacionamento com o Usuário (suporte e atendimento) e o Setor de Gestão de Conteúdo, além de uma secretaria. A atual gestão da Ufal tem se empenhado para que o setor funcione de forma estruturada acompanhando uma realidade de crescimento e desenvolvimento com qualidade da única instituição pública e federal de ensino superior de Alagoas.

A comunidade universitária já percebeu algumas mudanças feitas no setor,  e uma delas  é  quanto ao funcionamento da rede. “Implantamos um sistema de plantões, principalmente nos finais de semana, garantindo o funcionamento dos serviços. A rede já não fica fora do ar por mais de duas horas”, diz o novo diretor.

Diariamente o NTI registra cerca de 200 solicitações de serviços, principalmente dos sistemas acadêmicos e administrativos. Para agilizar ainda mais a velocidade de acesso, dispõe de equipamentos, para atender à demanda dos serviços.

José Geraldo já realiza reuniões com as pró-reitorias e vários setores administrativos para levantamento das demandas de serviços. A próxima fase prevê contatos com as unidades acadêmicas do Campus Maceió, Campus Arapiraca e os Pólos de Penedo, Palmeira dos Índios e Viçosa.