Projetos impulsionam a área de graduação

O “Plano de Ações Articuladas” e a “Avaliação dos Projetos Pedagógicos” são ações que impulsionarão ainda mais a área de graduação da Ufal, que passa a ser dirigida, a partir deste semestre, pelo novo pró-reitor Anderson de Barros Dantas.

07/08/2009 11h09 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h55
Novo pró-reitor de Graduação, Anderson Barros

Novo pró-reitor de Graduação, Anderson Barros

Diana Monteiro – Jornalista

Anderson Barros está na Prograd desde o último mês de maio, onde iniciou como assessor, tendo assumido interinamente o cargo de pró-reitor, em junho. Em julho, ele substituiu definitivamente a professora Graça Tavares, pró-reitora desde a primeira gestão da reitora Ana Dayse Dorea. 

Graça se afastou recentemente da Ufal  para desenvolver um projeto de cooperação técnica na Unirio. “É um movimento de recomeço que me desafia e renova meu entusiasmo. Saio enriquecida pelo que adquiri ao longo de todos estes anos, no convívio com a comunidade acadêmica da Ufal e, pelo tanto recebido, sinto um grande sentimento de gratidão e estima que não se extinguirá com o tempo”, ressaltou a professora Graça na despedida.

O professor Anderson destaca que, o trabalho iniciado por Graças Tavares terá continuidade e será cumprido à risca, até porque,  todo o Planejamento Estratégico da área de graduação elaborado pela Prograd, integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).  “O Plano contempla a expansão da Ufal no Campus Maceió e no interior de Alagoas”, enfatiza o pró-reitor.

 Sobre os projetos a serem postos em prática a partir deste segundo semestre, Anderson diz que eles já foram  anteriormente articulados  pela  então pró-reitora Graça Tavares que teve um destacado trabalho para o crescimento de qualidade na área de graduação da Ufal.

O projeto que trata sobre a Avaliação dos Projetos Pedagógicos também já foi iniciado na gestão da professora Graça.  O projeto propõe capacitação para professores, técnicos –administrativos e alunos.

Ensino a Distância

Anderson Destaca também os projetos de formação na modalidade a distância, que se destinam a  professores  da rede pública que atuem  no ensino básico,  para formação superior  em cursos de licenciaturas de uma forma geral.  “Essa formação terá inicio no primeiro semestre de 2010. A oferta é para todo o Estado, através dos polos de Educação a Distância. Atualmente a demanda é de 10 mil  professores na área do ensino básico”, diz o pró–reitor.

Formação

O professor Anderson Dantas integra o corpo docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e sua experiência em gestão é resultado de atividades desenvolvidas na instituição. Na Ufal,  já atuou  na coordenação pedagógica de cursos a distância e de projetos,  da Coordenadoria Institucional de Ensino a Distância (Cied). Foi também avaliador de projetos da Fapeal. 

O novo pró-reitor informa ainda que, com a ida de José Geraldo Ribeiro para a direção geral do NTI, a Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico está sob a responsabilidade do professor Alexandre Marques, também da Feac. A professora Elza Maria da Silva continua na Coordenadoria de Cursos de Graduação.