Professora de Psicologia também vai fazer o doutorado Interinstitucional em Saúde Pública

- Atualizado em

Cinco professores da Ufal, sendo quatro de  Medicina (Famed) e um de Psicologia foram aprovados no Doutorado Interinstitucional em Saúde Pública (Ufal/Uncisal e Fiocruz – Escola Nacional de Saúde Pública). As aulas serão ministradas na Universidade Federal da Paraíba e na Universidade Federal de Campina Grande e a aula inaugural aconteceu nesta segunda-feira, 24 de agosto, na UFPB, em João Pessoa. O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação , Josealdo Tonholo, representou a Ufal na aula inaugural.

Foram aprovados somente sete alagoanos, sendo cinco da Universidade Federal de Alagoas e os demais da Uncisal. Os professores da Famed são Sônia Cavalcanti, Waleska Alves, Jorge Riscado e Jozineide Francisco. A Professora Cristina Camelo de Azevedo faz parte do Curso de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA).

O objetivo da capacitação é desenvolver uma crítica para a criação de pós-graduação aplicada em Ciências da Saúde. “A capacitação é aprovada pela Capes, é fechada para a região Nordeste e a Ufal só teria quatro vagas, mas como apresentou um perfil excelente pedido pela Fiocruz, aprovou cinco professores”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Josealdo Tonholo.

Os alunos deverão ir a João Pessoa pelo menos uma vez por mês com as despesas pagas pela Ufal (Famed e Propep). As aulas acontecem em João Pessoa, em Maceió e na Fiocruz/RJ, onde acontece a parte experimental. A ideia principal é que seja criado um Núcleo de Programa de Mestrado para a Saúde.

A seleção aconteceu entre os meses de maio e julho, quando foram realizadas análises de pesquisas de projeto, currículo dos candidatos e prova de inglês.