NDI comemora dia dos pais

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), da Ufal, comemorou, nesta sexta-feira, 7, o dia dos pais. O evento teve atividades como desenhos, colagens e brincadeiras com brindes.

07/08/2009 11h42 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h55
Pais participam de atividades com os filhos

Avanny Oliveira – estagiária de jornalismo

Betânia Correia, psicóloga do NDI, diz que atividades com os pais são importantes para o desenvolvimento da criança. “É importante atividades envolvendo os pais, para aumentar o vinculo deles com a escola, com os professores e com outros pais”, explica.

A psicóloga afirma que é significativo para os filhos momentos como este. As crianças são orientadas durante toda a semana sobre a importância do dia dos pais. Aquelas que por algum motivo não tem mais seus pais presentes, recebem orientação juntamente com a família para assimilares melhor a ausência neste momento.

Cícera Oliveira, avó de Juan Oliveira, de 3 anos, fica emocionada ao lembrar que perdeu o filho há 5 meses, e hoje um dia tão especial para o neto, ela não poderia deixar de participar. “Fico muito triste e percebo que Juan também fica. Quando vejo os pais com seus filhos me emociono bastante e percebo que a presença masculina é importante para as crianças”, diz a avó, que é a representante familiar em todas as festinhas da creche.

Diógenes Paes, pai de Ernesto, de 3 anos, diz que esse momento de interação é fundamental. “Essa interação é importante para a continuidade do desenvolvimento físico, psicológico e infantil. Aumenta o vinculo de amizade e de confiança da criança com o pai,  servindo como referencial para a vida”, comenta.

NDI

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil é o espaço de aprendizagem que atende crianças de 1 a 6 anos de idade. O NDI funciona das 7h30 às 17h e proporciona um atendimento integral psicossocial e pedagógico, metade das suas vagas são destinadas aos filhos de professores e técnicos, e a outra metade para os filhos dos estudantes e crianças das comunidades circunvizinhas.

O núcleo conta com uma grande equipe multidisciplinar que além de dar assistência social às crianças, propõe ações sócio-educativas e acompanham o dia-a-dia delas em seu progresso educacional, com nutricionistas, pedagogos, enfermeiros, psicólogos e funcionários terceirizados, que auxiliam na limpeza, secretaria e cozinha.

Mais informações 3214-1109