Mestrado em Direito forma a segunda turma

13/08/2009 09h09 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h56
Vice-reitor Eurico Lôbo e o diretor da faculdade de Direito cumprimentam novos mestres

“Essa caminhada de dois anos é fruto de muito esforço, e foi um grande desafio. Por isso, quero agradecer a dedicação e o compromisso dos docentes do programa de pós-graduação de Direito da Ufal e a todas as pessoas que colaboraram para que esse objetivo se concretizasse”. Assim, o orador da turma 2006-2008, Felipe Carvalho de Souza, abriu a solenidade da formatura da segunda turma de Mestrado em Direito da Ufal, nesta terça-feira, 11, no auditório do Espaço Cultural Salomão de Barros.

A solenidade foi conduzida pelo professor Eurico de Barros Lôbo Filho, vice-reitor da Ufal, no exercício da reitoria, na qual se formaram 13 novos mestres em Direito. Estavam presentes na solenidade o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Ufal, George Sarmento Lins, o diretor da Faculdade de Direito da Ufal, Andreas Krell, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josealdo Tonholo, o pró-reitor de Graduação, Anderson de Barros Dantas e o paraninfo da turma, Marcos Bernardes de Melo. Também estavam presentes familiares dos formandos e professores.

Os professores homenageados pela turma foram George Sarmento Lins, pela mestre Lilian Santana Sodré; Andreas Krell, pela mestre Danielle Echaiz Espinoza,;Marcos Bernardes de Melo, pelo mestre Daniel Conde Barros, e a servidora da pós-graduação Geovanna Codá, pelas mestres Ligia Maria Cavalcante e Danielle Echaiz Espinoza, que salientaram o compromisso e companheirismo dela ao longo do curso.

Nas homenagens, os alunos se lembraram do conhecimento ministrado em sala de aula, do profissionalismo dos professores, da dedicação dos profissionais que fazem parte do programa e agradeceram aos professores pelas dicas e orientações que contribuíram para estimular a produção acadêmica, resultando na formatura da segunda turma do curso de Mestrado em Direito.

O coordenador do curso da pós-graduação, George Sarmento Lins, aconselhou os alunos a se manterem antenados para a possibilidade de continuar estudando e aprendendo. “A gestão do Programa de Pós-Graduação é aberta e democrática com a intenção imprescindível de possibilitar ao aluno crescer e alcançar resultados satisfatórios”, disse Sarmento. O coordenador também agradeceu o apoio do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Josealdo Tonholo.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Josealdo Tonholo, destacou a importância do papel do advogado na garantia dos direitos no Estado de Alagoas. “Queremos ainda consolidar esse programa, ofertando, em breve, o doutorado em Direito. Essa é uma meta que queremos alcançar e vamos fazê-lo”, enfatizou Tonholo.

Já o diretor da Faculdade de Direito, Andreas Krell, falou da satisfação em participar de mais uma celebração da pós-graduação de Direito. “É bom estar aqui nesse momento compartilhando com vocês a alegria pela conclusão desse processo. São muitos desafios que passamos e outros que estão por vir, mas é isso que nos dá o comprometimento e o envolvimento”, comemorou Krell.

Logo depois, o paraninfo da turma, professor Marcos Bernardes de Melo, proferiu seu discurso visivelmente emocionado: “todos estudamos com os nossos suores ou com os do povo. Jamais alunos esqueçam que vocês têm uma dívida com a comunidade e que essa dívida só será paga com o desprendimento e humildade diante da comunidade”.

A solenidade foi encerrada com o pronunciamento do vice-reitor, professor Eurico de Barros Lôbo Filho. “Neste momento, em que formamos mais uma turma do Mestrado em Direito, sentimos a satisfação em consolidar a pós-graduação nesta faculdade que tem conseguido bons resultados. Destacamos que os alunos da graduação em Direito, ainda durante o curso, têm tido ótima aprovação em seleções de estágio para a Justiça estadual e federal, e quando se formam alcançam excelente pontuação no exame da ordem. Esta qualidade tem que ter continuidade num bom programa da pós-graduação. É nisso que estamos investindo”, ressaltou o vice-reitor.