Encontro de Incubadoras debate tecnologia e inovação

04/08/2009 09h50 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h53
Mesa da Solenidade de Abertura

Estudantes, professores e profissionais participaram nesta quarta-feira da abertura do III ERINE – Encontro Regional de Incubadoras do Nordeste, que prossegue até sexta-feira, 14 de agosto, no auditório da Casa da Indústria, quando será encerrado com a palestra do ex-secretário de Educação Superior do MEC, Ronaldo Mota, agora no Ministério da Ciência e Tecnologia. O evento é uma realização da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com o Sebrae. A equipe responsável pela organização local é composta por Incubal, Ufal, Cesmac/Iet, Secti/Fapeal, Fiea/Iel, Fundepes, Prefeitura de Maceió e Raie.

A abertura debateu o tema:" Ações do BID para Desenvolvimento Regional", abordado por Vanderléia Radaelli, representante do BID.  Também participa do encontro Guilherme Ary Plonski, presidente da Anprotec. A programação do encontro pode ser consultada no site.

O tema abordado na edição deste ano será “Superando Assimetrias Regionais com Empreendedorismo Inovador”. E mediante o cenário internacional contemporâneo, o encontro se coloca como oportuno, abordando a problemática da crise econômica mundial e seus reflexos na produção nacional e, em particular, destacando o momento de retomada de investimentos governamentais na geração de negócios inovadores na região.

Segundo Josilan Paulino, gerente da Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal) – co-organizadora do encontro –, “o III ERINE trará personalidades nacionais de influência marcante nos negócios inovadores, além de contar com a presença de autoridades locais e regionais com experiência em ciência, tecnologia e inovação”. Com isso, o encontro proporcionará um diálogo de grande relevância e pretende movimentar equipes de gestão do sistema de inovação regional, empreendedores e comunidade acadêmica.