Curso debate “Cidadania” em Palmeira dos Índios

- Atualizado em
Aldenice Lima - estagiária de jornalismo

Na segunda-feira, 10 de agosto, a Universidade Federal de Alagoas, através da Pró-Reitoria de Extensão, com o apoio do Instituto Silvio Vianna, inicia o Curso de Disseminadores da Cidadania em Palmeira dos Índios. A palestra de abertura será realizada na Associação Atlética do Banco do Brasil, a partir de 19 horas, com o tema: “Votos, Poderes e Ministério Público”, proferida pelo professor, advogado e presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Everaldo Patriota.

O curso já foi ministrado dezesseis vezes, mas essa é a primeira turma oferecida em Palmeira dos Índios.  O principal objetivo é fazer com que os cidadãos conheçam as leis que regem a administração pública e os direitos que possuem. As palestras prosseguem até 27 de agosto, são gratuitas e o curso completo tem certificação de 40 horas.O Instituto Silvio Vianna é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, criada há seis anos. O evento conta com o apoio do Sindicato do Fisco de Alagoas (Sindifisco), da Associação do Fisco de Alagoas (Asfal) e do Conselho Regional de Psicologia.

Os temas a serem discutidos: Licitações; O Gestor e o Orçamento Público; Constituição, Direitos e Garantias; Controle da Gestão Pública I; Controle da Gestão Pública II; Controle da Gestão Pública III; Os Conselhos e o Controle Social; Crimes Praticados por Administrador Público e Corrupção e Direitos Humanos.

A previsão é que o curso aconteça nos meses de setembro, outubro e novembro, nas cidades de Arapiraca, Penedo e Viçosa, respectivamente. Os professores participantes são advogados, assessor parlamentar, procurador da República, juiz Federal, auditor da Receita Federal, analista da CGU, analista de Finanças da CGU,  presidente do Conselho de Assistentes Sociais, Pastor, presidente do CMDCA, presidente do Conselho do Fundeb, professores da Ufal, promotores de Justiça e presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública.