A Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho orienta sobre a “Gripe Suína”

A CQVT/ PROGEP informa como agir em casos de suspeita da influenza A (H1 N1), popularmente chamada “gripe suína”.

10/08/2009 14h09 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h55
Gripe A no Brasil

A CQVT/Progep informa como agir em casos de suspeita da influenza A (H1 N1), popularmente chamada “gripe suína”. As informações abaixo relacionadas estão de acordo com o “protocolo de procedimentos para o manejo de casos e contatos de Influenza A (H1N1)”, do ministério da saúde.

Ao sinal de suspeita, o funcionário deverá ser liberado e encaminhar-se:

1)      Ao Posto de Saúde mais próximo, para avaliação correta dos sintomas apresentados e confirmação (ou não) do diagnóstico;

2)      Caso o diagnostico seja positivo, o (a) servidor (a) deverá encaminhar-se ao Hospital Escola Hélvio Auto para tratamento. O hospital está com as orientações para medicar, fornecer equipamento de proteção individual e orientar pacientes e familiares. Informamos que apenas os casos mais graves serão internados;

3)       Em caso de superlotação, o (a) servidor (a) que necessite de internação poderá ser encaminhado ao Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes, aos leites destinados para este fim.

INLFUENZA A (H1N1) Perguntas e respostas:

Como posso evitar contagiar-me?

Através de contato com objetos e pessoas contaminadas, recomendá-se lavar as mãos  com freqüência. O Álcool pode tornar o vírus inativo.

Onde encontra-se o vírus no ambiente?

Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o vírus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extrema  higiene das mãos.

É útil a máscara para cobrir a boca?

Os vírus pelo seu tamanho podem atravessar as máscaras, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral, sendo assim, não é aconselhado seu uso. Mas, se você já está infectado use-a para não infectar os demais, mesmo sendo relativamente eficaz.

Qual é o período de incubação do vírus?

Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.

O que provoca a morte após contágio?

Uma série de reações como deficiência respiratória, que pode ocasionar pneumonia.

Fonte: www.siemaco.com.br/noticias