Ufal participa de projeto do Governo para inclusão digital

31/07/2009 09h56 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h59

Agência Alagoas

O governador Teotonio Vilela Filho aprovou, na última quarta-feira (29), o repasse de R$ 1,5 milhão da verba do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep) para viabilizar o projeto “Telecentros”, do programa Digita Alagoas, e R$ 4,3 milhões para o projeto “Alfabetização Digital e Empreendedorismo”.

“Com esses projetos temos a oportunidade de levar à população de baixa renda equipamentos e conhecimento para ajudá-los a evoluir profissionalmente”, resume Eugênio Barroca, diretor-presidente do Instituto de Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).

A partir dos 235 laboratórios de informática das escolas estaduais, a “Alfabetização Digital e Empreendedorismo” levará o básico da informática à população carente. O projeto também prevê convênio com lan houses (casas comerciais de computadores), escolas de informática e os 60 telecentros que serão construídos em comunidades carentes do Estado, cada qual com 10 computadores.

As ações têm início no mês de agosto e se estendem até dezembro de 2010. “Para viabilizar nossas ações, estamos estreitando a parceria com o governo do Estado de São Paulo, que possui um programa similar, o Acessa SP” afirma o engenheiro Nelson Menezes, superintendente do Itec, que foi designado para atuar como gestor dos projetos.

A reunião que definiu a verba para o programa aconteceu nesta quarta-feira (29), das 18h às 21h, no Palácio República dos Palmares, onde esteve reunida junto ao governador, a comissão responsável pelo Fecoep, o diretor presidente do Itec, Luiz Eugenio Barroca e o Superintendente do Itec, Nelson Menezes.

Digita Alagoas - O Digita Alagoas é um programa do Governo do Estado que visa elevar o índice de inclusão social alagoano. O programa atende projetos de telecentros, infovia, cidade digital, laboratórios em escolas estaduais, saúde digital, entre outros relacionados à inclusão digital.

Além do Itec, estão envolvidos no programa a Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Senac/AL e diversos órgãos das esferas Municipal, Estadual, Federal e da iniciativa privada.