Ufal é parceira na redução da mortalidade infantil

06/07/2009 08h42 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h54
Oficina de planejamento com técnicos do Ministério da Saúde

Diana Monteiro – jornalista

O Projeto Viva Vida, do Governo Federal, tem a parceria, no Estado, da Universidade Federal de Alagoas, que participa da ação por desenvolver programas de pesquisa e ensino integrados ao Ministério da Saúde. A Ufal integra também o Comitê Estadual da Redução da Mortalidade Infantil, coordenado pela psicóloga Mirna Pimentel, da Secretaria Estadual da Saúde.

Conforme dados do Instituto Brasileiro e Geográfico (IBGE), em Alagoas são registradas 31 mortes de crianças por mil nascidos vivos. A mortalidade infantil continua ainda tendo como principais causas, doenças respiratórias e diarreicas e complicações da gravidez e do parto.

O projeto Viva Vida, executado pelo Ministério da Saúde, tem como compromisso acelerar a redução das desigualdades na Região Nordeste e Amazônia Legal. Em Alagoas, envolve o Governo do Estado, que já vem realizando atividades visando executar o Pacto para a Saúde firmado em parceria com as esferas federal, estadual e municipal dessa área.

Uma das ações do projeto ocorreu no último mês de junho, no palácio Floriano Peixoto, com a realização de uma oficina de planejamento das ações estratégicas para a redução da mortalidade infantil, que teve como público-alvo dirigentes, técnicos e representantes da Secretaria Estadual de Saúde e de 17 municípios. A oficina contou também com a participação de técnicos e representantes do Ministério da Saúde e Conselho de Secretários municipais de Saúde.

Além da reitora Ana Dayse Dorea, entre os representantes da Ufal participaram dos debates a diretora da Faculdade de Medicina, Rosana Vilela, Gonçalo Dorea e Sônia Cavalcanti, do Núcleo de Saúde Pública (Nusp) e o diretor do Hospital Universitário, Paulo Teixeira.

Na oportunidade, a reitora Ana Dayse ressaltou a importância da presença de Ana Estela Haddad, diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde e dos técnicos do Ministério da Saúde, parabenizando a decisão política do Estado na busca pelo denominado Pacto para a Saúde.

“A decisão política do Estado, sem partidarismo, firmando o Pacto para a Saúde, demonstra a preocupação para a solução desse grave problema que é a mortalidade infantil, que ainda detém índices escandalosos. Sabemos que a solução não está unicamente na doação de ambulâncias e sim, passa pelo investimento em cidades pólos de Alagoas. É preciso mudar a nossa realidade que, destaca Alagoas como detentor dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH)”, disse a reitora Ana Dayse.

Programas federais

Desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa integradas ao Ministério da Saúde, através dos Programas PET-Saúde e Pró-Saúde, a Universidade Federal de Alagoas vem consolidando as ações, com estágios de alunos dos cursos da área de saúde, de Serviço Social e Psicologia na rede de saúde dos municípios de Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema.

Um outro destaque nessa área é o Núcleo de Saúde Pública da instituição em funcionamento há 20 anos. O Núcleo trabalha dando apoio acadêmico de ensino e pesquisa, e principalmente, na área de extensão, e tem desempenhado importante papel junto aos municípios alagoanos.

A participação da Ufal no Plano de Trabalho pactuado com os municípios, com estratégias de redução da mortalidade infantil confirma que a instituição mais uma vez tem como seu público-alvo a sociedade alagoana com quem mantém o seu pacto maior que é o compromisso com o desenvolvimento político, social e econômico do Estado de Alagoas.