Semana de recepção aos feras do segundo semestre. Sejam bem vindos!

A primeira semana de agosto será repleta de atividades para receber os feras que iniciam a vida acadêmica neste segundo semestre. Os novos estudantes da Ufal vão receber informações sobre os respectivos cursos, participar de debates e atividades culturais. Confira a programação:

30/07/2009 11h27 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h58
Divulgação dos aprovados do Processo Seletivo 2009

Divulgação dos aprovados do Processo Seletivo 2009

 

 

Letras

A programação para os alunos ingressantes será realizada de 3 a 5 de agosto. Segunda-feira, a partir de 14h, tem palestra com as professoras Ildney Cavalcanti, Núbia Faria e Maria Stela Lameiras. À noite, a programação começa 19h. Na terça-feira, 4, a partir de 14h, tem apresentação do CA de Letras sobre o Histórico do Movimento Estudantil, com exibição do curta-metragem “O Sanduíche”. Às 16h, tem visita guiada pelo Centro Acadêmico. À noite será repetida a mesma programação. Na quarta-feira, 5, às 14h, será realizada a palestra "El uso del texto literario en las clases de E/LE" com a professora Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza. Em seguida, tem a palestra "Costumbres de España: la historia de la culinaria española y sus curiosidades”, com a professora Macarena Brunet Mayán. Às 19h, tem mesa-redonda sobre “A pesquisa e a extensão na Fale”, com as professoreas Izabel Brandão e Irene Dietschi. Às 20h, será a apresentação do projeto do novo prédio da Fale.

 

 

Curso de Pedagogia

O Colegiado do Curso de Pedagogia e o Centro Acadêmico Paulo Freire recepcionarão os feras, neste 2º semestre, com a seguinte programação, nos três turnos, iniciando às 8h, 14h e 19h, respectivamente: dia 03 de agosto, palestra sobre “O papel do pedagogo e a realidade educacional de Alagoas” e logo após a coordenadora do curso, profa. Irailde Correia, fará apresentação do projeto do curso e do Centro de Educação.

Dia 04, realização de oficina de desenvolvimento grupal e de exposição (em pôster) dos diversos Núcleos Temáticos e Grupos de pesquisa dos trabalhos que realizam, com participação dos estudantes, no pátio do prédio de aulas do CEDU. Dia 05, sob a coordenação do Centro Acadêmico, debate sobre o movimento estudantil e apresentação das atividades do CA. Nos dias 6 e 7 toda comunidade do CEDU estará envolvida no EPEAL. Neste mês de agosto, dia 17, acontecerá um Encontro com as escolas campo de estágio do curso e no decorrer do semestre, várias atividades estão planejadas, como: participação no Congresso Acadêmico, através de oficinas e mini-cursos; seminários dos Projetos Integradores, de socialização dos Estágios e de apresentação dos TCC’s, dentre outros.

 

 

Instituto de Ciências Biológicas

A programação do Curso de Ciências Biológicas será no ICBS (bairro do Prado), na segunda-feira e terça-feira, 3 e 4 de agosto. Para o bacharelado, a programação será pela manhã e envolverá a recepção aos feras, pela diretoria do Centro, coordenação de Curso e Centro Acadêmico de Biologia. Está confirmada uma palestra com o biólogo e diretor de Vigilância em Saúde do Município de Maceió, Herbert Charles Silva Barros. A segunda etapa será no Campus A. C. Simões, unificada com alunos de outros cursos. A Licenciatura terá a sua programação à tarde e à noite, que está sendo organizada pela coordenadora do Curso, Professora. Sineide Montenegro.

 

Administração

A calourada será realizada entre os dias 3 e 7 de agosto, para os alunos de administração ingressantes no segundo semestre. A programação criada pelo centro acadêmico conta com diversos debates que buscam integrar o aluno a universidade e ao curso da melhor forma possível sendo assim distribuída:

No primeiro dia: apresentação do Centro Acadêmico, dinâmicas em grupo, apresentação dos professores e da coordenação do curso. Nesse primeiro dia, o objetivo é, basicamente, proporcionar o primeiro contato do aluno com o curso e com seus colegas de turma fazendo com que eles se situem melhor aonde eles vão estar inseridos nos próximos anos.

Segundo dia: Vídeo sobre os 70 anos da UNE, debate sobre movimento estudantil, Reuni e o novo vestibular com presença de membros do DCE e da direção estadual da UNE. Nesse dia serão tiradas as duvidas sobre o movimento estudantil, suas formas de organização, bem como sobre os temas mais debatidos na universidade.

Terceiro dia: espaço para a Empresa Junior de consultoria apresentar as atividades para os feras. No quarto dia: estudo sobre a Crise Financeira. Quinto dia: oficina de teatro e torneio de dominó, buscando uma maior integração com os outros alunos do curso bem como mostrando que a universidade vai muito além das salas de aula. As atividades serão encerradas com uma grande festa de confraternização realizada na praça em frente ao bloco 14, a partir das 19h30, da sexta feira. Mais informações no blog

Administração em Arapiraca

O curso de Administração de Empresas do Campus Arapiraca receberá os “feras” do curso na próxima semana com uma programação específica de segunda, dia 3, a quarta- feira, dia 5. O coordenador do curso Carlos Everaldo informa que na segunda-feira está definida uma palestra que tem como tema “Conservação de Livros”, com integrantes da Biblioteca do Campus Arapiraca. Na terça-feira, o encontro com os feras reunirá o Centro Acadêmico do curso, Empresa Júnior e o CRCA. Na quarta-feira docentes do curso estarão conversando com os novos alunos. “Estaremos também sorteando livros entre os “feras”, enfatiza Carlos Everaldo.

 

Agronomia

A calourada para os feras do segundo semestre, no curso de Agronomia, será realizada na segunda-feria, 3 de agosto. A Apresentação das Entidades Acadêmicas será feita pelo diretor do Ceca, professor Paulo Vanderlei Ferreira, e pelos coordenadores: do curso de Agronomia, Leila de Paula Rezende, do Curso de Zootecnia, Fábio Luiz Fregadolli, de Extensão, Cícero Calazans, de Estágio, Mauro Ferreira, de Pesquisa, Laurício Endress, de TCC, Roseane Predes e Elton Lima. Também estarão representados os Centros Acadêmicos, o Grupo Agroecologico Craibeiras, a Empresa Junior – Consuagro, o CREA Junior e o Projeto Fazendinha. As palestras versarão sobre Normas Acadêmicas, além da apresentação dos cursos.

 

 

Medicina Veterinária

A recepção aos feras de Medicina Veterinária do pólo Viçosa será realizada nos dias 3 e 4 de agosto. A programação, que começa às 8h da segunda-feira, conta com palestras sobre o papel do médico veterinário e conscientização ambiental. Haverá ainda um minicurso sobre normatização de trabalhos acadêmicos, exposição de trabalhos de pesquisa e extensão realizados pelo Pólo, entre outras atividades.

Medicina

Na próxima segunda-feira, 3, de agosto, a Faculdade de Medicina retorna oficialmente as aulas. Para recepcionar os veteranos e calouros o Núcleo de Educação Médica (NEMED) junto com a direção da Faculdade organizaram uma aula inaugural para os discentes. A atividade acontece no teatro do colégio Marista, às 19h, com a participação da Cia Penedense de Teatro, que fará uma apresentação da peça “Como Nasce um Cabra da Peste”. O espetáculo descreve o momento de nascimento, com um toque de humor e cultura popular.

Segundo o coordenador do NEMED, professor Francisco Passos, a participação de todos os alunos é importante. “Convidamos tanto os feras, quanto os veteranos. Será um momento especial de convívio cultural para todos os que fazem a FAMED”, disse. O docente destacou, ainda, que iniciativas como essa são fundamentais para a concretização do projeto de humanização do curso de Medicina.

Nos dias 6 e 7 de agosto será realizada uma oficina de desenvolvimento grupal. Em outubro, a faculdade vai realizar a III Mostramed, durante o congresso acadêmico. Várias capacitações e oficinas ocorrerão ao longo do semestre.

Ciências Sociais

O Centro Acadêmico Florestan Fernandes, de Ciências Sociais, organizou a seguinte programação para receber os feras do segundo semestre: segunda-feira, 3, às 14h, haverá uma palestra sobre o “Tripé das Ciências Sociais: Antropologia, Sociologia e Ciência Política”. Às 16h, a professora Silvia Aguiar, vice-diretora do ICS, fará a apresentação do Instituto. Durante a noite, será realizada a mesma programação da tarde.

Na terça-feira, 4, a partir de 14h, haverá um debate sobre Pesquisa e Extensão, com professores e alunos do curso. Logo mais, o espaço é do Centro Acadêmico, para apresentar as atividades do movimento estudantil. À noite será feita a mesma programação.

Durante o restante da semana, as atividades serão realizadas em conjunto com o DCE.

 

Serviço Social

O curso de Serviço Social vai participar de um encontro de estudantes de serviço social de Maceió, nos dias 21, 22 e 23 de agosto, no Centro de Formação, no Cepa, localizado no bairro do Farol. O credenciamento começa no dia 21, a partir das 17h. À noite, serão realizadas atividades culturais. No sábado, pela manhã, haverá uma análise de conjuntura. À tarde, serão realizadas oficinas e haverá uma interação entre os alunos de serviço social das várias escolas. À noite, o debate versará sobre formação profissional. No domingo, pela manhã, acontece uma mesa sobre movimento estudantil. O encontro será encerrado com a eleição dos secretários das escolas. Mais informações no blog

Música

Os cursos de Música realiza uma semana de Oficinas para estudantes, professores do cursos e interessados: reflexão e vivencia sobre Pedagogia Dalcroze com Rita Name e Rui Cipelli, nos dias 3 e 4 de agosto. Harmonia para Música Popular com Tonho do Carmo, nos dias 5, 6 e 7 de agosto.

Teatro

O Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas e Espetaculares- NACE e o Programa de Extensão em Artes da Escola Técnica de Artes realizam do dia 03 a 07 de agosto, das 14h00 às 18h00, o curso Treinamento Corporal para Atores e Atrizes, no Laboratório de Expressão Corpóreo Vocal – Espaço Cultural da UFAL – Praça Sinimbu, 206, Centro, com total de 40 vagas, com o professor Affonso Lobo, ator, diretor e arte educador paulistano, 34 anos, membro fundador da Cia Corpos Insanos (antigo Vácuo Experimentos Teatrais), da Cooperativa Paulista de Teatro, como ator e diretor. Atualmente cursa graduação em Comunicação das Artes do Corpo, com habilitação em Teatro e Performance, na PUC-SP.

Psicologia

O curso de Psicologia está recepcionando os calouros, com atividades nos dias 03 e 04 de agosto. A programação será iniciada às 8h, no auditório do ICHCA. Será apresentada a Proposta Político-Pedagógica do Curso, o Manual do Estudante, a atuação do Centro Acadêmico e ainda um relato do XXII Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia. Também haverá uma breve apresentação de Projetos de Pesquisas, Projetos de Extensão, Mobilidade Estudantil, Programas diversos. Às 11h, será realizado um passeio pelo Campus da Ufal.

No dia 4, 8h, na sala de Grupos do anexo da Psicologia – ICHCA, haverá dinâmica de apresentação e de Integração, com a Profª Helena do Vale. O encerramento será com a festa de 16 anos do curso.

Biblioteconomia

O Curso de Biblioteconomia organizou uma programação para a recepção dos feras. Os detalhes podem ser conferidos no site do Curso: http://www.ichca.ufal.br/graduacao/biblioteconomia