Santana do Ipanema terá pólo da Ufal

15/07/2009 08h46 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h55
oficial de justiça entrega a escritura do terreno

Avanny Oliveira – estagiária de Jornalismo

A doação do terreno foi realizada pela prefeitura municipal de Santana do Ipanema à universidade. A assinatura da Escritura Pública de Doação de um terreno de 19 mil metros quadrados à Ufal aconteceu no último dia 10, onde a reitora da Universidade, professora Ana Dayse Dorea, recebeu  o documento da oficial de registro de imóveis da comarca de Santana do Ipanema, Maria Mercês Alcântara.

O Pólo Universitário de Santana do Ipanema integra o Campus Sertão. No pólo serão oferecidos os cursos de Contabilidade e Economia, já previstos para o próximo ano. “Aqueles que não tinham disponibilidade para se deslocar até Maceió ou para algum dos outros pólos, terão esta oportunidade de ingressar no ensino superior”, explica Jorge Marcelo, arquiteto responsável pelo projeto e  coordenador do Núcleo Técnico de Arquitetura e Urbanismo da Ufal que está projetando as obras de expansão da Ufal para o interior de Alagoas.

Campus Sertão

O Campus Sertão, que terá sede em Delmiro Gouveia, vai oferecer oito cursos: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Pedagogia, Letras, História (licenciatura), Geografia (licenciatura), em Delmiro. Já os cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, com 60 vagas, serão oferecidos no pólo Santana. Engenharia de Produção é o único curso novo oferecido pela Ufal no interior.

Os cursos foram aprovados em sessão ordinária do Consuni, no dia 6 de julho, e contempla a segunda etapa da expansão da Universidade. A primeira etapa ocorreu em 2006, na região Agreste, com 16 cursos ofertados na sede Arapiraca e Pólos Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios. O projeto de expansão da Universidade Federal de Alagoas é ainda dotado de uma terceira etapa que contemplará o Litoral Norte de Alagoas.

O Processo Seletivo 2010 deste ano vai oferece 560 novas vagas para o Campus do Sertão, que entrará em funcionamento no primeiro semestre letivo de 2010.