Professor lança Cordel no Théo Brandão


09/07/2009 08h58 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h54
Professor e escritor Cristiano Kriko

Professor e escritor Cristiano Kriko

Jacqueline Batista, jornalista, e Anyelle Cavalcante, estagiária

A literatura de cordel e as artes plásticas estão unidas no trabalho de autoria do professor e escritor Cristiano Kriko. O Cordel do João Boneco será lançado nesta quinta-feira, 9, às 19h, no Museu Théo Brandão. Também será aberta a exposição, que leva o mesmo nome do cordel, composta por bonecos de papel marche confeccionados pelo próprio autor.

Segundo Cristiano Kriko, o cordel retrata a cultura nordestina e é uma metáfora do povo alagoano. Já os bonecos expostos, representam as personagens da história. A ideia surgiu quando o autor participou, o ano passado, de oficinas de papel marche, bonecos e máscaras. Contudo, o principal objetivo da exposição, que tem a curadoria do jornalista Joabson Santos, é ressaltar a importância da literatura de cordel em Alagoas. “A união dessas duas formas de arte demonstrará que, embora possuam linguagens expressivas diferentes, ambas têm a mesma importância dentro da cultura local”, explicou o artista.

Kriko quer incentivar um maior interesse pelo cordel. “É uma arte não muito valorizada em Alagoas. Temos uma expressiva produção nas artes plásticas alagoanas, o que é louvável. Acho que o mesmo pode acontecer em relação à produção de cordel. Para isso, precisamos estimular o interesse das pessoas, especialmente dos jovens, por essa arte”, disse.

Cristiano Kriko também é responsável pela criação de outros cordéis como: Chic Chic, Como Pirinho subiu ao morro, O lixo e a preservação ambiental , Enéias Tavares dos Santos e Severino e seu Xodó. Além do livro Amar e Sonhar, lançado em 1998,como produção independente.

A exposição O Cordel do João Boneco ficará aberta ao público, gratuitamente, até o dia 30 de julho. Os cordéis poderão ser comprados na loja do Museu Théo Brandão, na qual também podem ser encontradas obras de outros cordelistas alagoanos.