Pesquisadores da Ufal lançam livro sobre concreto auto-adensável


07/07/2009 10h00 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h54
Livro "Métodos de dosagem de concreto auto-adensável"

Livro "Métodos de dosagem de concreto auto-adensável"

Avanny Oliveira – estagiária de Jornalismo

O professor Paulo Gomes, do Laboratório de Estruturas e Materiais do Centro de Tecnologia, e Alexandre Barros, engenheiro civil da Sinfra, lançaram, no mês de junho, o livro "Métodos de dosagem de concreto auto-adensável".

"O livro tem por objetivo apresentar de forma sucinta as principais informações sobre os vários métodos de dosagem utilizados para obtenção de concreto auto-adensável (CAA) e servir como base de consulta para orientação do desenvolvimento do concreto e de novos métodos", conceitua o professor Paulo Gomes.

O concreto auto-adensável é reconhecido como uma evolução na tecnologia do concreto e está associada a vantagens importantes para a indústria da construção civil, dentre elas: menor tempo de concretagem, maior produtividade, menor tempo de execução da obra e ambiente de trabalho mais saudável.

O concreto auto-adensável é reconhecido por empresas e institutos de pesquisa como “concreto ambientalmente amigável”, isto porque o CAA, quando usado em obras, proporciona uma concretagem menos estressante por não necessitar de vibradores, eliminando cuidados técnicos devido ao mau uso dos vibradores, que causam problemas à saúde dos operários.

Segundo Alexandre de Barros, o livro é um dos poucos sobre o assunto. “No Brasil, o concreto auto-adensável tem um número razoável de estudos desenvolvidos, no entanto ainda há poucos livros sobre o assunto. O CAA é um concreto especial e seu estudo foi inicialmente desenvolvido pela Ufal em 2003”, salienta o engenheiro.

Para um melhor entendimento dos fundamentos dos métodos apresentados, o livro traz um prévio relato da história do surgimento do CAA, do comportamento e das propriedades no estado fresco, dos procedimentos de ensaios específicos para comprovação de obtenção das propriedades e dos materiais utilizados.