Pesquisador alagoano lança livro sobre comunicação no mundo

Entre os dias 17 e 20 de agosto, Sivaldo Pereira tem agenda no Nordeste para o lançamento do livro "Sistemas Públicos de Comunicação no Mundo: as experiências de doze países e o caso brasileiro", para reforçar o debate sobre mídia pública no Brasil. Ele estará em Maceió no dia 20 de agosto.

28/07/2009 11h35 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h58
Sivaldo Pereira é graduado em Comunicação pela Ufal

Sivaldo Pereira é graduado em Comunicação pela Ufal

O livro  foi produzido pelo Intervozes, em parceria com a Editora Paulus, e se trata de uma pesquisa inédita, que está sendo lançada em todo país, durante um seminário temático. Aqui em Alagoas a discussão será no dia 20 de agosto, às 20h, no Teatro dos Bancários, e será mediado pelo professor do Cesmac Alexandre Lino.

De acordo com informação do Intervozes, o estudo, que será lançado em agosto, reúne dados e informações comparativas de quatro continentes. Nele, foram analisadas as estruturas hoje operantes em países como Alemanha, Austrália, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido e Venezuela.  O livro localiza o tema no caso brasileiro e aponta algumas perspectivas sob a luz dessas experiências internacionais.

Para o coordenador e também um dos autores da iniciativa, Diogo Moysés, o trabalho reafirma a preocupação do Intervozes em pensar e debater a relação entre democracia, mídia e interesse público.

“Nós já havíamos divulgado uma proposta concreta para a criação e desenvolvimento de um sistema público no país que foi apresentada oficialmente no I Fórum Nacional de TVs Públicas, em maio de 2007. A partir daí, percebemos que era preciso aprofundar a análise das diversas experiências internacionais a fim de contribuir e qualificar ainda mais o debate sobre este tema”, afirma.

Com o apoio da Fundação Ford o livro será vendido a um preço-padrão de R$25 em livrarias, e também poderá ser encontrado nas lojas da Editora Paulus em todas as capitais. A partir de setembro também terá a sua versão digital disponível gratuitamente no site do Intervozes no formato PDF. Neste mês e no próximo já estão previstos seminários com autores e especialistas convidados para debater o tema em diversas cidades.