Nusp promove contato de estudantes com a realidade do SUS

28/07/2009 10h46 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h58
Integrantes do Nusp

Juliana Gomes - estagiária de Jornalismo

Cerca de vinte estudantes dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social, além de técnicos do Núcleo de Saúde Pública da Ufal,  professores de Medicina e profissionais do Sistema Único de Saúde participam do  Projeto de Extensão Vivência no SUS no Interior de Alagoas do Núcleo de Saúde Pública, da Faculdade de Medicina da Ufal.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas e as Pró-reitorias de Extensão e Estudantil da Universidade, e tem como objetivo contribuir para a formação de profissionais da Saúde, numa perspectiva multiprofissional, com conhecimento generalista, crítico e reflexivo, integrado às condições de vida da população.

Na programação do Projeto, foi realizada uma oficina preparatória, nos dias 16 e 17 de julho, onde foram abordados termos como Políticas Públicas de Saúde, Epidemiologia nos serviços de Saúde, Atenção básica, média e alta complexidade. A vivência no SUS de Alagoas nos municípios de Arapiraca, Dois Riachos, Flexeiras e Penedo começou no dia 20 e vai até 31 de julho.

O Projeto tem carga horária de 120 horas e inclui ainda uma oficina de avaliação, no dia 8 de agosto, e seminário de encerramento no dia 10 de setembro, onde os alunos irão apresentar as experiências realizadas nos municípios à comunidade acadêmica, gestores e profissionais do SUS dos municípios onde ocorreu a vivência.