Melhores teses de doutorado do país recebem premiação

24/07/2009 09h30 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h57
Medalha do prêmio

Maria Clara Machado – Assessoria Capes

A tese Fusão de Dados em Redes de Sensores sem Fios foi uma das três vencedoras do Grande Prêmio Capes de Teses.  O trabalho foi selecionado como o melhor da área de ciências exatas e da terra. A cerimônia de premiação ocorreu na noite de quarta-feira, dia 22, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.

“Estudei como medir qualquer tipo de grandeza, como temperatura, umidade ou velocidade do vento”, explicou o autor, Eduardo Freire Nakamura. “Com os dados, é possível, por exemplo, monitorar níveis perigosos de gases na atmosfera, a quantidade de poluentes num rio ou detectar incêndios em florestas”, exemplificou.

Além do trabalho de Nakamura, que defendeu a tese no programa de pós-graduação de ciência da computação da Universidade Federal de Minas Gerais, outros dois foram premiados. Na área de ciências humanas, ciências sociais aplicadas e linguística, letras e artes, o vencedor foi Sérgio Adas, da Universidade de São Paulo, com O campo do Geógrafo: Colonização e Agricultura na Obra de Orlando Valverde (1917-1964); na de ciências da saúde e agrárias, Rogério de Castilho Jacinto, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), campus de Piracicaba, com Relação da Sintomatologia com a Presença de Microorganismos e Endotoxinas em Canais Radiculares com Necrose e Suscetibilidade Antimicrobiana de Bactérias Anaeróbicas Estritas.

Na cerimônia, também receberam prêmios 38 teses de destaque em cada área do conhecimento.

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a excelência do ensino de pós-graduação deve se traduzir na educação básica. “Para que a pós-graduação continue a avançar, precisamos dar atenção semelhante aos estágios iniciais da educação”, disse.

Haddad lembrou os desafios da nova Capes, que assumiu, em 2007, a tarefa de formação de professores da educação básica. “Agora, lançamos a plataforma Paulo Freire, que oferece oportunidades de formação inicial e continuada a todos os professores da educação básica”, destacou. Serão aproximadamente 300 mil ingressos de professores sem formação superior em licenciaturas até 2011. As inscrições para as vagas de 2009 estão abertas até 31 de julho. “A comunidade científica precisa assumir, com a Capes, o compromisso de melhorar a qualidade da educação básica.”

Premiação

O Grande Prêmio Capes de Teses selecionou os três melhores trabalhos entre os 38 escolhidos pelo Prêmio Capes, que é outorgado ao melhor trabalho selecionado em cada uma das áreas do conhecimento. O Grande Prêmio é entregue à melhor tese escolhida nos grupos de grandes áreas - ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias; engenharias e ciências exatas e da terra; e ciências humanas, lingüística, letras e artes e ciências sociais aplicadas, bem como na área de ensino de ciências.

Os ganhadores do Prêmio Capes receberam medalha, certificado e bolsas de pós-doutorado. Os vencedores do Grande Prêmio receberam ainda US$ 15 mil oferecidos pela Fundação Conrado Wessel.

Saiba mais sobre os ganhadores e os prêmios na página eletrônica da Capes.