Lula fala dos investimentos na educação superior durante inauguração

O presidente Lula, que veio a Alagoas para inaugurar obras nesta terça-feira, fez referência, durante o discurso, no palanque montado na Ponta Verde, sobre os investimentos na expansão do Ensino Superior.

15/07/2009 07h40 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h55
Lula diz que o Nordeste tem que ser conhecido pela pós-graduação e não pelo analfabetismo

Lenilda Luna - jornalista

O presidente estava destacando a prioridade do governo dele em superar as desigualdades sociais do Nordeste e a necessidade de dar uma atenção especial ao Estado de Alagoas, por causa dos graves problemas sociais que ainda persistem. Nesse momento ele se voltou para a reitora da Ufal, Ana Dayse Dorea, que estava no palanque. “Ana Dayse conhece bem os investimentos que estamos fazendo em Alagoas, inclusive na expansão do ensino superior. A Ufal agora tem campus em Arapiraca e logo terá no Sertão”, disse o presidente.

Lula também se referiu ao protesto dos estudantes do pólo de Palmeira dos Índios, durante a solenidade de inauguração da adutora Helenildo Ribeiro. “Os estudante reclamaram da estrutura da universidade em Palmeira. Mas nós ainda não terminamos aquela obra. Vamos concluir em breve, não é reitora”, disse o presidente, dirigindo-se à reitora.

O discurso do presidente foi bastante aplaudido em vários momentos, inclusive quando ele falou que uma das metas do governo é elevar a qualidade de vida no nordeste brasileiro. “Não queremos que o Nordeste continue a ser citado pelos altos índices de analfabetismo e mortalidade infantil. O Nordeste tem que ser a região do desenvolvimento, do turismo, da pós-graduação”, disse o presidente, mais uma vez destacando a importância dos investimentos na universidade para garantir ensino, pesquisa e extensão, que reflitam na melhoria das condições de vida nessa região do país.