IZP e Ufal realizam ciclo de debates sobre a cidade de Maceió


15/07/2009 08h25 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h55

Iranei Barreto - jornalista

O Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) e o Laboratório da Cidade do Contemporâneo (LACC), do Instituto de Ciências da UFAL, promovem até amanhã, 16, o “Linda de Debates”. O projeto dá continuidade ao Projeto Linda, que visa, entre outros objetivos, discutir temas e problemas de nossa formação cultural.

O evento está sendo realizado no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, às 20h, com entrada franca, e o público participa através de perguntas escritas. Os debates, mediados pela jornalista Simone Cavalcante, estão sendo gravados pela TV Educativa e serão exibidos durante a programação.

O “Linda de Debates” pretende oferecer ao telespectador um olhar crítico sobre questões urbanas e contemporâneas, por meio da democratização de pontos de vistas de especialistas sobre temas atuais relacionados a Urbanismo, Meio-Ambiente e Patrimônio Cultural (Material e Imaterial), tomando como foco a cidade de Maceió.

No primeiro debate, que aconteceu nesta terça-feira, 14, foi tratada a questão do Urbanismo. A discussão envolveu a política de uso e ocupação do solo, o plano diretor da cidade de Maceió e o saneamento ambiental. Os temas foram debatidos por Vinicius Maia Nobre e Regina Dulce.

Regina Dulce é arquiteta e urbanista, com Especialização em Gestão do Crescimento Urbano na Bélgica e Doutorado em Estudos Urbanos na Inglaterra. Atualmente é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufal.

Vinicius Maia Nobre é engenheiro civil, atuou em várias instituições e órgãos públicos, como profissional liberal, elaborou centenas de projetos estruturais em Alagoas e estados do Nordeste, assim como em Minas Gerais. Atualmente, se dedica a consultoria e cálculos estruturais.

Meio Ambiente em Maceió

Nesta quarta-feira, 15, será a vez dos debatedores Anivaldo Miranda e José Roberto discutirem sobre as questões ambientais. Anivaldo Miranda é graduado em jornalismo, com mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente, é superintendente de Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e do Fórum de Defesa Ambiental de Alagoas.

José Roberto é Engenheiro de Pesca, com especialização em Biologia Estuarina pela Universidade Federal de Alagoas e Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é presidente do Instituto Eco-Engenho.

Patrimônio Cultural

O terceiro e último dia do ciclo de debates, neste dia 16,  será sobre Patrimônio Cultural (material e imaterial). Adriana Guimarães e Raquel Rocha discutirão temas relacionados a conceitos básicos, como o contato permanente com as origens que fundaram uma sociedade e à ética de uma determinada comunidade; importância do patrimônio cultural; a evolução do conceito: do monumental ao singelo e as inter-relações entre o patrimônio material e o imaterial; O que preservar e como preservar e a Política de Patrimônio Cultural.

Adriana Guimarães é arquiteta e urbanista, tem especialização em Restauração de Edifícios e Sítios Históricos. Atualmente é diretora do Pró-Memória, da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas e professora no curso de Arquitetura e Urbanismo do Cesmac.

Rachel Rocha é doutora em Antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, França e é professora de Antropologia e pesquisadora no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UFAL, onde coordena o Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC).

 O ciclo de debates, que integra o Projeto Linda, conta com o apoio cultural do Banco do Nordeste (BNB), da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Municipal de Ação Cultural.