Integrantes do LCCV aprimoram conhecimentos durante viagens


03/07/2009 08h30 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h54
André e Michele representaram LCCV em congressos

André e Michele representaram LCCV em congressos

Primando pelo desenvolvimento profissional, o Laboratório de Computação Científica e Visualização da Universidade Federal de Alagoas (LCCV/Ufal) aposta na capacitação dos seus integrantes. Somente no mês de junho, cerca de 10 membros do LCCV, entre alunos, pesquisadores e professores, viajaram para cursos e outros eventos.

Cursos

Durante uma semana, os integrantes Baltazar Tavares, Diogo Cintra, Fábio Ferreira e Leonardo Viana, participaram, no Rio de Janeiro, de um treinamento realizado pela Intel – Multinacional no ramo de circuitos integrados – com especialistas em ferramentas computacionais da Intel para a melhoria de desempenho de software. O curso, além de trazer novos conhecimentos aos seus participantes possibilitará também um maior auxílio no desenvolvimento das atividades no LCCV.

“O que aprendemos no curso será aplicado nos programas da Rede Galileu. Esses conhecimentos irão viabilizar simulações robustas em um intervalo de tempo menor”, afirma Diogo Cintra.

Mestrado

Visando ampliar a rede de contatos acadêmicos e profissionais, com novos conhecimentos, e divulgar o LCCV e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), os alunos Clayton Tavares, David Cardoso, Heberth Cavalcante e Romildo Escarpini viajaram na primeira quinzena de junho para o Rio Grande do Sul, onde permanecerão, no mínimo, até o mês de setembro.

A viagem está relacionada ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que tem como objetivo promover o intercâmbio científico no país.

“Na UFRS, vamos pagar duas disciplinas nesse segundo trimestre. A primeira é Mecânica Estrutural Avançada e a segunda é Introdução à Mecânica de Fratura e Teorias de Dano Contínuo. Também pretendemos desenvolver artigos de áreas de interesse das duas Universidades”, ressalta o mestrando Clayton Aquino.

Congressos

O LCCV também está bem representado nos congressos internacionais. Os engenheiros civis André Dória e Michele Agra participaram, de 31 de maio à 5 de junho, de um dos maiores congressos da indústria petrolífera, o 28º OMAE (International Conference on Ocean, Offshore and Arctic Engineering), em Honolulu – Havaí (USA), no qual Agra apresentou o trabalho intitulado “Estatística de longo prazo aplicada ao projeto de fadiga e carga extrema de risers de aço”, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“Foi uma experiência muito interessante e desafiadora. Para nós, fica uma grande satisfação de termos participado de um dos mais importantes congressos do setor. Estamos cientes também de que temos muito a aprender, mas podemos ir com mais tranquilidade para outros eventos a partir de agora,” disse Dória, um dos orientadores de Michele.

Michele Agra também participou do XIX ISOPE (International Offshore and Polar Engineering), que aconteceu de 21 a 26 de junho, no Centro Internacional de Convenções de Osaka, no Japão. O ISOPE 2009 contou com 121 apresentações de trabalho e seis sessões plenárias, selecionados a partir de 940 resumos de 50 países. Neste congresso, Michele apresentou o trabalho “Cálculo da resposta extrema de risers de aço”.

“Tudo isso só foi possível por causa do apoio do LCCV. Tão importante quanto escrever e mandar o artigo é apresentá-lo, pois os organizadores desses congressos não gostam de autores que não vão participar do evento e podem não aceitar mais os trabalhos em edições futuras. Por isso, a apresentação é muito importante. O OMAE foi muito bem apresentado pela Michele e com certeza o sucesso se repetirá no ISOPE.”, destaca Dória.