Famed realiza semana de capacitação e planejamento

29/07/2009 11h22 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h58
Reitora participa da oficina da Famed

Avanny Oliveira - estagiária de Jornalismo

A reitora Ana Dayse Dorea proferiu nesta segunda-feira, 27, no auditório do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, uma palestra com o tema: “A importância do HU na saúde e no ensino médico de Alagoas”.

Durante a manhã a professora Paulette Alves de Melo, da Fundação Getúlio Vargas, também proferiu a palestra: “O profissional do século XXI”.As palestras fazem parte do II ciclo de cursos e oficinas do Hospital Universitário, uma semana de planejamento e capacitação para docentes da Famed, técnicos do HU e residentes internos. A programação segue até o dia 30, manhã e tarde no HU e na Famed, com palestras e convidados diversos.

A semana tem o objetivo de permitir maior integração do ensino-serviço do HU e Famed, além de melhorar o planejamento estratégico.A professora Ana Dayse, destacou que a grande meta deste ano é a qualidade. “Aqui é o nosso grande laboratório e não dá para pensar em formação com a famed e o HU separados”, ressalta. A reitora ainda apresentou alguns dados dos HUs do Brasil.

Hospitais Universitários

O HU é um hospital-escola voltado prioritariamente para a formação e capacitação de recursos humanos, principalmente na área de saúde, contribuindo assim para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde - SUS no Estado de Alagoas.

São as atividades de ensino, pesquisa e assistência que representam o grande diferencial do hospital em relação aos demais hospitais nos diversos municípios alagoanos, ou seja, o seu compromisso com a formação de novos profissionais da área de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, farmacêuticos) e também em outras áreas (administração, serviço social, economia, engenharia) em comunhão com o atendimento à população e à produção de conhecimento e desenvolvimento de novas tecnologias, adaptadas às características e exigências da sociedade.

Segundo a reitora, o HU desfruta de uma imagem positiva diante dos diversos segmentos da sociedade alagoana, representando a maior instituição pública de saúde no Estado, espelhado na sua área física, no seu corpo clínico, na capacitação de recursos humanos para o sistema de saúde local, nas atividades de graduação, pós-graduação, pesquisa e assistência.

Na Região Sudeste são 16 hospitais universitários; 15 no Nordeste; 7 na Região Sul; no Centro-Oeste tem cinco e 3 Hus na Região Norte, totalizando 46 Hospitais, com mais de 10 mil leitos em pleno funcionamento, sendo assim responsável por 90% de leitos publicos do país.

“O HU da Ufal é um dos que menos deve em relação ao Brasil. Nossa maior divida é  social”, define Ana Dayse Dorea. O HU serve a 94% da rede pública do Estado.

Durante sua palestra a professora ainda mencionou a importância do Rehuf, programa do Governo federal, que está em fase de implantação e prevê, entre outras estratégias, a contratação  de pessoal em caráter de emergência.