Estudos do Programa Habitare geram novos componentes construtivos

28/07/2009 09h08 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h57
Aline Barboza, editora da coletânea

Assessoria de Comunicação do Programa Habitare

Blocos de vedação, blocos estruturais e pisos para pavimentação com adição de resíduo de serragem de rochas ornamentais, componentes com agregado reciclado para habitação de interesse social, painéis com adição de resíduo de borracha de pneus e alvenaria estrutural estanque de blocos de concreto. Estes são alguns dos produtos pesquisados com apoio do Programa de Tecnologia de Habitação (Programa Habitare) e documentados na oitava edição da Coletânea Habitare, que em breve estará disponível para download gratuito no Portal Habitare.

O livro reúne oito projetos de pesquisa direcionados ao desenvolvimento de novos materiais, sistemas construtivos e mecanismos de inovação para a construção civil. As pesquisas também propõem mudanças tecnológicas, organizacionais, econômicas e culturais direcionadas à melhoria da qualidade da habitação. "São trabalhos que caracterizam o contexto atual de necessidades no campo da moradia de interesse social e mostram esforços da academia para atender ao setor produtivo", considera a professora Aline da Silva Ramos Barboza, da Universidade Federal de Alagoas, que organiza a coletânea junto com o professor Holmer Savastano, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Além de tratar de projetos que possibilitaram o desenvolvimento de novos componentes construtivos, o livro traz um estudo sobre inovação da gestão, com foco na indústria da construção. O objetivo da pesquisa é desenvolver mecanismos para difusão do conhecimento e modernização dessa cadeia produtiva a partir da implantação de sistemas de qualidade e capacitação da mão-de-obra. Um dos desdobramentos do trabalho é um sistema de avaliação e seleção de fornecedores de materiais e componentes dentro das cadeias produtivas da construção.

A publicação inclui ainda estudos sobre o desempenho de revestimentos de fachadas (desenvolvido com o objetivo de sistematizar os mecanismos de degradação) e sobre fundações adotadas em habitações de interesse social, especialmente na Região Centro-Oeste. Com relação às fundações, a pesquisa permitiu o desenvolvimento de soluções para baixar o custo das sondagens geotécnicas e orientar a escolha do sistema mais adequado em relação aos tipos de solo. Os ensaios propostos são alternativas aos métodos empregados em obras de grande porte e que por seu custo em geral não são usados na construção de interesse social.

Saiba mais: Artigos que compõem a publicação