Cursos de Inverno no Campus e matrículas nas Casas de Cultura

Mais de mil e trezentos inscritos, entre alunos da Ufal e pessoas da comunidade, movimentam o campus neste período de recesso escolar para os cursos de inverno. E continuam as matrículas nas Casas de Cultura

01/07/2009 10h39 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h54
Curso de Web design

Para a comunidade, são oferecidos os chamados cursos de inverno, com turmas lotadas antes mesmo do encerramento do prazo de inscrições. As 1340 vagas disponibilizadas pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) foram preenchidas em menos de cinco dias. Alunos, técnicos e comunidade em geral lotaram as dependências da Proex para garantir as inscrições. Entre os cursos oferecidos estão Disseminadores de Cidadania, Orçamento Familiar, Educação em Direitos Humanos e Acessibilidade, Álgebra Elementar e Filosofia Latino-Americana. As aulas começaram no dia 13 e vão até 24 de julho, no Campus A. C. Simões e no Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, na praça Sinimbú.

Servidores

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) também aproveita o recesso para realizar atividades. Os novos servidores, que foram admitidos nos últimos concursos públicos realizados pela Ufal, foram recepcionados com treinamento. Para os técnicos-administrativos, as atividades do Programa de Inserção aconteceram entre os dias 7 e 8 de julho, no auditório do Csau. Já para os docentes, aconteceram dois momentos: um de acolhimento e outro de capacitação, que vai até 15 de julho.

Alunos

Para os feras do Campus Arapiraca e Pólos, por conta do ingresso de 34 novos docentes no mês de maio, o período de confirmação de matrícula sofreu algumas alterações, ficando da seguinte forma: a partir do dia 27 de julho, estará aberto o período de matrículas dos alunos do fluxo padrão; entre os dias 20 e 26 de julho serão feitos os reajustes nas ofertas; e, de 3 a 8 de agosto, os reajustes de matrículas serão feitos nas coordenações de curso.

Para os alunos veteranos, os dias 13 e 14 são de matrícula on-line para os alunos do fluxo padrão (regime semestral); já os dias 15 e 16 serão de matrícula on-line para os alunos do fluxo individual (regime semestral). De 20 a 24 haverá, nas coordenações dos cursos, o primeiro ajuste de matrícula.

Matrículas nas Casas de Cultura

Nas casas de Cultura da Ufal é tempo de matrículas. A Casa de Cultura Luso-Brasileira está com inscrições abertas, para o segundo semestre deste ano, até 31 de julho. São oferecidas 50 vagas em duas turmas. A Casa de Cultura Britânica (CCB) estará realizando matrículas, a partir do dia 16 de julho, para o curso de Inglês 2009.2. Serão atendidos os candidatos que emitiram as senhas de atendimento no site da instituição. Para os interessados em aprender espanhol, italiano ou latim, a Casa de Cultura Latino-Americana (CCLA) estará com matrículas abertas até o final do mês.

Universidade viva

Segundo a reitora Ana Dayse Dorea, esta efervescência no período de “férias” acadêmicas demonstra que a Universidade está cumprindo o papel de difundir conhecimento e está bem fundamentada no tripé de ensino, pesquisa e extensão. “Mesmo com o recesso das aulas, a Ufal continua em atividade, porque o desenvolvimento das ações de extensão e pesquisa não pode parar”, reforça a reitora. “Essa é a maior demonstração de que temos uma Universidade Viva”, diz a reitora.