Conem teve participação expressiva de professores e estudantes

- Atualizado em
Abertura do Conem | nothing
Abertura do Conem

Barbara Esteves - jornalista

O III Congresso de Educação Médica, que foi realizado no auditório da Fits, em Cruz das Almas, nos dias 10 e 11 de julho, reuniu discentes e profissionais da área de saúde. O evento foi organizado pela Faculdade de Medicina da Ufal, Associação Brasileira de Educação Médica, em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde e os centros acadêmicos das duas instituições.

Durante a abertura, participaram da composição da mesa a Magnífica Reitora da Ufal, Ana Dayse Dória, diretores da Famed, Uncisal e Abem. Também estavam presentes os secretários municipais de saúde, representantes do Conselho Regional de Medicina e discentes.

A programação contou com oficinas, palestras, mesas-redondas e colóquios. O que chamou atenção dos alunos foi a discussão sobre a nova regulamentação dos estágios. A palestra ficou por conta de Antonio Gonçalves da Universidade Federal do Maranhão e teve a participação do discente Thiago Henrique, da Universidade Federal de Pernambuco.

Essa edição do Conem teve como tema geral “A integração ensino e serviço e práticas inovadoras de ensino-aprendizagem”. No segundo dia aconteceu a conferência sobre as condições de ensino nas escolas médicas do nordeste. O debate foi realizado pelo professor Henry de Holanda, da Universidade Federal do Ceará.

O Conem abordou, ainda, pontos como: a relação entre médicos e indústria farmacêutica, os plantões, cenários de prática, pró-saúde, tutoria online, saúde mental entre outros pontos. O coordenador da atividade em Maceió, Francisco Passos, comemorou o sucesso do encontro. “O público docente e discente atingiu as expectativas. O auditório e as salas das palestras e debates estavam lotados” afirmou.