Campus Arapiraca premia zootecnista

A professora Edma Carvalho de Miranda foi a vencedora do 1º Prêmio Zootecnista Campus Arapiraca. O prêmio instituído este ano objetiva valorizar a profissão de zootecnista, que tem cerca de 40 anos de existência no Brasil. O prêmio também tem o objetivo de divulgação, já que a comunidade de uma forma geral ainda conhece pouco qual o papel do profissional dessa área na sociedade.

29/07/2009 09h47 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h58
professora Edma Carvalho de Miranda foi a vencedora do Iº Prêmio Zootecnista Campus Arapiraca

Roberta Batista – estagiária de Jornalismo

Edma Miranda é docente da Ufal há 26 anos e ministra a disciplina Bioquímica no Instituto de Química e Biotecnologia do Campus Maceió. Ela recebeu o prêmio por ser a primeira zootecnista contratada pela Universidade Federal de Alagoas.

O prêmio foi concedido durante a realização da II Semana de Zootecnia promovida pela coordenação do curso no Campus Arapiraca, em 13 de maio último, comemorando o Dia do Zootecnista. O prêmio foi entregue à Edma Miranda pelo vice-reitor Eurico Lôbo, durante a abertura do evento.

Os cursos de Zootecnia no Brasil, segundo o coordenador Cícero Gomes, são relativamente novos e, em Alagoas, a Ufal é a única instituição que oferta o curso, tanto no Campus Maceió, como no campus Arapiraca. A semana de Zootecnia foi uma oportunidade de se conhecer ainda mais os avanços que vêm ocorrendo no Brasil nessa área tanto na graduação como no exercício da profissão.

No Campus Arapiraca, o curso foi criado em 2006 e é fruto da interiorização da Universidade Federal de Alagoas. O curso está desenvolvendo diversas pesquisas voltadas para a realidade de Alagoas. A segunda edição da Semana de Zootecnia consolidou ainda mais as ações programadas e contou com uma boa participação da comunidade acadêmica.

Curso de Zootecnia avalia sucesso da II Semana de Zootecnia e prepara novas atividades

A II Semana de Zootecnia foi realizada no campus  Arapiraca entre os dias 13 e 15 de maio e teve como tema central “O Zootecnista e as perspectivas mundiais”. O evento aconteceu no auditório do campus e contou com a participação de palestrantes de várias universidades do país.

Na abertura do evento, o professor André Galvão fez um pronunciamento destacando a importância de reunir profissionais da área para compartilhar experiências. A mesa de abertura contou com a participação de Edma Miranda de Carvalha, do Departamento de Química, Alayn Araújo de Macêdo, presidente do CA 13 de Maio de Zootecnia, Cícero Gomes dos Santos, coordenador do Curso de Zootecnia – Campus Arapiraca e coordenador do evento,  Márcio Aurélio Lins dos Santos, coordenador do Curso de Agronomia – Campus Arapiraca, Fabio Sales, representante da reitoria da Uneal, Simone Nunes, diretora acadêmica do campus Arapiraca, Eurico Lobo, vice-reitor da Ufal, Williams Soares Batista, diretor geral do campus Arapiraca, Heriberto Teixeira de Albuquerque, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de Alagoas e Sharlyton Harysson Barbosa da Silva, zootecnista  e professor do campus Arapiraca.

Em seguida, foi proferida a palestra “Nutrição de animais domésticos (cães e gatos)”, com a professora Edma Miranda de Carvalho, do campus Maceió. À tarde, os temas das palestras foram “Atuação do zootecnista na iniciativa privada”, com o professor Claudson de Oliveira Brito, da Universidade Federal de Sergipe, e “Perspectivas do Conselho”, com o professor Severino Benone Paes Barbosa, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O professor Cícero Gomes dos Santos, coordenador do curso do campus Arapiraca diz que os debates que foram enfocados durante os três dias objetivaram divulgar o curso de Zootecnia de Arapiraca, promovendo integração dessa área da Universidade Federal de Alagoas, com outras instituições de ensino superior do país.

“Os temas variados, sem dúvida, contribuiram com a formação acadêmica dos alunos, abrindo, assim, novos horizontes para os futuros profissionais”, diz Cícero. O curso de Zootecnia do campus de Arapiraca tem cerca de 160 alunos oriundos em sua maioria das regiões Agreste e do Sertão e em 2010 formará a primeira turma.

Integraram ainda a semana os debates sobre “Utilização de mandioca na alimentação de aves”; “Integração pecuária x lavoura: perspectivas e inovações”; “A crise mundial e a economia agropecuária alagoana”; “Prospecções zootécnicas na suinocultura”; “Desafios na formulação de dietas para peixes tropicais”; “Rastreabilidade da carne bovina no contexto da bovinocultura de precisão”; “Avanços das técnicas de criação de bezerros em sistemas intensivos de produção de leite”. A semana foi finalizada com o plantio da árvore comemorativa.

Mais informações sobre a profissão de zootecnista: www.zootecniabrasil.com.br