Alunos dos PETs buscam a excelência no ensino superior

31/07/2009 08h58 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h59
20 anos do PET Engenharia Civil

Roberta Batista – estagiária de Jornalismo

Os grupos do Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal de Alagoas participaram, em Manaus- AM, entre os dias 13 e 17 de julho, do XIV ENAPET (Encontro Nacional dos Grupos Pet) que é realizado a cada ano junto à programação do encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

O tema do encontro foi “PET: Amazônia, Sociobiodiversidade, Tecnologia e Estatuinte”. Entre os mais de 700 petianos de todo o país, estavam os alunos da Ufal e petianos: Nayara Queiroz (PET-Psicologia), Kamilla de Souza e Luanne Amorim (PET-Arquitetura), Artur Piatti Oiticia de Paiva, Celso Luiz dos Santos Romeiro Júnior e Manuella Suellen Vieira Galindo (Pet- Engenharia Civil).

Na pauta do encontro, estavam debates sobre o estatuto do PET, os principais problemas enfrentados pelo programa tanto na esfera regional quanto nacional, a integração entre os petianos, como o programa pode auxiliar no desenvolvimento do Ensino Superior, a apresentação de trabalhos de cada PET e debates sobre a Amazônia.

O PET-Engenharia Civil apresentou o seguinte trabalho: “Análise dos resultados obtidos durante os 20 anos de história do PET Engenharia Civil da Ufal”. As idéias e sugestões para a melhoria dos grupos PET serão levadas para a edição do evento no Nordeste, que ocorrerá em 2010.

Mais informações sobre o PET

O programa foi criado em 1979, pela Capes, sob a denominação de programa especial de aperfeiçoamento. Desde 2004, denominado Programa de Educação Tutorial – PET, ficou sob responsabilidade do departamento de Modernização e Programas de Educação Superior – Depem.

O PET foi criado com o intuito de apoiar grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em Instituições de Ensino Superior – IES.

Os alunos bolsistas são orientados por um professor tutor que é responsável pelo planejamento e supervisão das atividades desempenhadas e pelo desenvolvimento do grupo.

Além da busca pela melhoria da qualidade acadêmica do curso de graduação e de possibilitar aos bolsistas e aos demais alunos do curso o acesso a um conhecimento acadêmico novo e diversificado, o PET assume a responsabilidade de contribuir para uma melhor qualificação do petiano como pessoa humana e como membro da sociedade.

“O PET é um programa muito completo que contempla todos os tipos de atividades que podem ser desenvolvidas no âmbito universitário (extensão, pesquisa e ensino). Não tenho dúvidas que o PET contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal, percebo uma diferença entre como eu me comportava antes de vivenciar o programa e hoje. Estou mais maduro, é muito mais fácil me expressar, escrever, argumentar... obstáculos como a timidez são superados. Aprendo cada vez mais trabalhar em grupo, respeitando as diferenças de personalidade”, disse o aluno de Engenharia Civil e componente do PET, Artur Piatti Oiticica de Paiva.

O PET busca a excelência do tripé ensino: que se dá através da iniciação cientifica; pesquisa: implantada através do aprendizado, da apresentação de seminários e de mini-cursos; e extensão: através da organização de eventos e participação em projetos sociais.

A Universidade Federal de Alagoas possui cinco grupos de educação tutorial: PET Arquitetura, que tem como tutor o professor Flávio Antonio Miranda de Souza;  PET Economia, que tem como tutor o professor Fábio Guedes Gomes; PET Engenharia Civil, que tem como tutor o professor Roberaldo Carvalho de Souza; PET Letras, que tem como tutora a professora Maria Denilda Moura; e o PET Psicologia, que tem como tutora a professora Maria Auxiliadora Teixiera Ribeiro.

Esses grupos reúnem-se uma vez ao mês em uma das cinco salas dos PET’s da Ufal no evento chamado Interpet, além de participarem de encontros regionais e nacionais.