Alunas de Engenharia e Meteorologia representam a Ufal na China

Maria Elisa Costa, de Engenharia Civil, e Flávia Rabelo, de Meteorologia, representam a Ufal no Programa Top China, em um intercâmbio de três semanas na Universidade de Shangai Jiatong.

24/07/2009 12h34 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h57
Maria Elisa Costa, de Engenharia Civil

Rose Ferreira - jornalista

O grupo brasileiro, composto por 40 alunos e 10 professores, viajou nesta quinta-feira, 23 de julho, e volta no dia 15 de agosto. As estudantes selecionadas pela Ufal, Elisa e Flávia, tomaram conhecimento do Programa através do portal da Universidade (www.ufal.edu.br) e quando viram que preenchiam os pré-requisitos, apostaram na oportunidade única de estar do outro lado do mundo.

Durante a seleção, além da análise curricular e dos pré-requisitos, foi feita uma entrevista em inglês para testar o conhecimento e desenvoltura dos candidatos. “Eu acho que o que mais pesou foi a entrevista; a equipe queria ter certeza que poderíamos nos comunicar com tranquilidade”, explica Maria Elisa Costa.

Elisa e Flávia são muito envolvidas no âmbito acadêmico e acreditam que isso tem as feito crescer enquanto alunas e profissionais. Flávia já foi monitora e atualmente é aluna pesquisadora do CNPq; já Elisa faz parte do Programa de Educação Tutorial (PET). Fazer um intercâmbio sempre foi algo com que sonharam, no entanto se preocupavam com a duração, que normalmente é de seis meses a um ano. Dessa forma, o interesse pela China foi imediato: fariam um intercâmbio em um país muito rico em tecnologia e cultura e por apenas três semanas.

As alunas estão animadas com o curso de Meio Ambiente e Alterações Climáticas e com as aulas de mandarim, além das visitas que farão aos principais pontos turísticos do país.As expectativas são muitas. Primeiro de conhecer uma cultura totalmente diferente da nossa. Eu nunca fui para o exterior antes, então eu acredito que vou ganhar uma visão mais ampla do que é o mundo, da diversidade linguística e de conhecimento. Sobre o curso, sei que vou aprender muito”, ressalta Flávia Rabelo.

O curso é muito relevante para as áreas de Engenharia e Meteorologia e certamente incrementará o currículo das estudantes. “Uma das áreas da Engenharia Civil é a parte de Águas e Recursos Hídricos e eu tenho muita afinidade com ela. Acredito que vai ser uma troca muito interessante porque eles têm muito em tecnologia na área de esgoto e saneamento e o Brasil tem muita demanda nesse sentido”, explica Elisa.

De acordo com o edital do Programa Top China, os alunos precisam fazer um relatório quando voltarem. As alunas acreditam que isso não será difícil porque, certamente, terão muita coisa para contar e mostrar. “Quando voltar, formal ou informalmente, sei que vou ter muito para falar e quero repassar todo o conhecimento adquirido lá para os alunos do meu curso”, comenta Flávia. Elisa também já está acostumada com esse processo de transmissão de experiências porque já trabalhou, através do PET, com a promoção de palestras com dois alunos que foram a Portugal, também em um intercâmbio do Santander Universidades. “Creio que farão o mesmo comigo”, acrescenta.

Felizes e ainda meio sem conseguir expressar seus sentimentos, as alunas só têm a agradecer à Universidade e ao Santander por proporcionarem uma experiência desse porte em suas vidas. “Espero que essa parceria continue e promova vários outros Programas, a fim de que outros alunos tenham acesso a experiências como essa que vamos ter”, diz Flávia. Para Elisa, o sentimento é de orgulho e satisfação. “Eu me sinto privilegiada por estar no lugar certo, na hora certa e com os requisitos necessários. E fico muito satisfeita em ver a competência da Ufal, afinal ela é a única do Nordeste a participar desse Programa, juntamente com outras universidades super renomadas do país. Esperamos retribuir toda a confiança que tem sido depositada em nós”, conclui a estudante de Engenharia Civil.

Sobre o Programa

O Programa Top China Santander Universidades foi criado mediante a assinatura de convênio entre universidades brasileiras e o Grupo Santander, com o objetivo de potencializar, entre Brasil e China, a realização de projetos acadêmicos e culturais que sejam voltados eminentemente ao aprimoramento da formação de professores, alunos e funcionários das Instituições de Ensino Superior. As instituições brasileiras participantes do programa são: USP, Unesp, Unicamp, FGV, Unisinos, Ufal, UNB, Mackenzie, Anhembi Morumbi e UNIP, que também são parceiras do Santander Universidades em outros convênios acadêmicos.