Um ano sem Macário

A missa em memória de João Macário de Omena será celebrada nesta sexta-feira, 12 de junho, às 17h, no Convento dos Capuchinhos.

12/06/2009 09h07 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h51
professor João Macário

João Macário faleceu em sua residência, na Rua Adauto Pereira, no Farol, enquanto dormia, no dia 12 de junho de 2008. Naquele período, Macário tinha assumido a pró-reitoria de Extensão e estava cheio de planos. Ele era médico formado pela Ufal, especializado em Medicina do Trabalho pela UERJ, em Geriatria e Gereontologia, em Gestão Hospitalar e Educação Médica. Professor da Ufal, Macário foi diretor do Hospital Universitário por três gestões. Entre os vários cargos que exerceu, foi secretário municipal de Saúde de Maceió e presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Segundo os amigos da universidade, Macário era uma pessoa ativa e muito brincalhona. Naquele dia ele estava na internet até tarde da noite, porque costumava enviar mensagens para os colegas.

Em homenagem ao amigo e integrante da Equipe, a reitora decretou luto de três dias na Universidade. "Além de um grande amigo, Macário sempre foi uma autoridade nessa universidade, por sua capacidade profissional e pela grande liderança que tinha", disse Ana Dayse há um ano, no dia do falecimento.

Os planos de Macário

Logo que foi empossado, no dia 1º de abril de 2008, o professor João Macário Omena concedeu uma entrevista para falar sobre os projetos à frente da Proex. Ele pretendia aumentar as ações de extensão dentro da Ufal, buscando sensibilizar professores, alunos e técnico-administrativos.

Para Macário, as inclusões nas ações extensivas eram fundamentais. “O conhecimento da realidade, das demandas e das desigualdades sociais devem acontecer ainda na formação acadêmica, para diminuir o “choque” após a conclusão do curso e a inserção no mercado de trabalho, que nem sempre é o mesmo do cenário idealizado pelos universitários”, disse ele naquela ocasião.

Leia a homenagem redigida pela reitora dias depois do falecimento de Macário