Último dia de inscrições para transferência e reopção

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) publicou dois editais de transferência e um de reopção. No total, são 252 vagas para transferência nos Campi Maceió e Arapiraca e 7 vagas para reopção no Campus Arapiraca.

02/06/2009 08h35 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h48

Transferências para os Campi Maceió e Arapiraca

Só serão aceitas solicitações de transferência de alunos que tenham índice de aprovação igual ou superior a 50% da carga horária da série ou dos dois últimos semestres anteriores ao da série pretendida. Em Maceió, as solicitações para transferência serão realizadas no DRCA, no prédio da Reitoria, e em Arapiraca, no Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA), com a entrega da documentação necessária e o pagamento da taxa no valor de R$50.

A documentação necessária é composta pelo documento que certifique o vínculo atual do requerente com a Instituição de Ensino Superior (IES) de origem; histórico escolar completo do requerente (fotocópia autenticada); documento contendo o ano de realização e os resultados obtidos no Concurso Vestibular ou processo seletivo equivalente; programa, detalhado, de todas as disciplinas cursadas com aprovação e das disciplinas nas quais o requerente esteja matriculado no semestre em curso, contendo, inclusive, carga horária e período de aplicação; descrição do processo de apuração do rendimento escolar utilizado na IES de origem; comprovante da autorização ou reconhecimento do curso de origem; requerimento, conforme modelo existente no DRCA e comprovante da Guia de Pagamento, autenticada pelo Banco do Brasil.

Os documentos devem ser entregues até esta quarta, 8 de julho, das 8h às 17h, no Protocolo Geral da Reitoria – caso a solicitação seja para o Campus Maceió – ou no Protocolo Geral do CRCA – para solicitantes do Campus Arapiraca.

No Campus Maceió, 19 cursos estão abertos à transferência, conforme o edital, com destaque para os cursos de Medicina e Odontologia, com 3 vagas cada; Ciências Econômicas, com 24; e Letras Licenciatura, com 31. O total de vagas ofertadas para o semestre letivo 2009/2 totalizam 135.

No Campus Arapiraca, há disponibilidade de transferência em 16 cursos. Dentre eles, Medicina Veterinária, Química Licenciatura e Matemática Licenciatura, com 8 vagas cada; e Enfermagem, com 5 vagas, totalizando 117 vagas para o semestre letivo 2009/2.

Reopção no Campus Arapiraca

Os candidatos à reopção de curso devem procurar o CRCA, no Campus Arapiraca, para entregar os documentos necessários (requerimento, conforme modelo existente no Centro, e cópia do Histórico Escolar) também até o dia 8 de julho, das 8h às 17h.

Os cursos de Ciências Biológicas (1 vaga), Física Licenciatura (2 vagas) e Turismo (4 vagas), no Campus Arapiraca, estão oferecendo reopção.

Mês de julho

Entre os dias 1 e 4 de julho, será dada continuidade ao período de reavaliação e prova final. No dia 4 será concluído o 1º semestre letivo e, no dia 8 será assinalado pelo fim do prazo para a digitação da 2ª nota.

No campus Maceió, os dias 13 e 14 serão de matrícula on-line para os alunos do fluxo padrão (regime semestral); já os dias 15 e 16 serão de matrícula on-line para os alunos do fluxo individual (regime semestral). De 20 a 24 haverá, nas coordenações dos cursos, o primeiro ajuste de matrícula.

Já no Campus Arapiraca, por conta do ingresso de 34 novos docentes no mês de maio, houve a necessidade de mudança nas datas para a realização de matrícula de alunos de fluxo padrão e individual, ficando da seguinte forma: a partir do dia 27 de julho, estarão abertas as matrículas para os alunos de fluxo padrão; entre os dias 20 e 26 de julho, serão feitos os reajustes na oferta; e de 3 a 8 de agosto será o período de reajustes de matrículas nas coordenações de curso.

O mês de julho também será marcado nos dias 12, 27 e 31, pelos aniversários de criação dos cursos de Pedagogia, de Engenharia Ambiental e de Licenciatura em Dança, respectivamente.

Mês de agosto

Agosto também será um mês marcado pelos aniversários de criação de alguns cursos, são eles: Ciências Contábeis, no dia 1º, Nutrição, Comunicação Social, Meteorologia, Psicologia e Ciências Sociais, todos no dia 9. No dia 15, será a vez dos cursos de Artes Cênicas, Farmácia, Música e Zootecnia.

No dia 3, terá início o 2° semestre letivo para os alunos dos dois Campi. Também entre os dias 3 e 7, haverá o segundo ajuste de matrículas nas coordenações dos cursos.

O mês letivo será fechado no dia 27, com o feriado religioso de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Maceió.