Ufal vai participar do programa Top China do Santander

- Atualizado em
Representantes do Santander estiveram na Ufal em maio

Helena Kale - Revista Ideias

O Santander Universidades lançou o Top China, que promoverá a mobilidade internacional de estudantes e professores brasileiros para curso de verão na Universidade de Shangai Jiaotong, na China. Os executivos da Divisão Global Santander Universidades vieram especialmente da Espanha para apresentar esta iniciativa aos reitores e dirigentes das universidades envolvidas, em solenidade realizada em 26 de maio. "O Santander é o único banco que tem um programa consistente voltado para as universidades e o Brasil é um dos países do mundo mais abertos ao intercâmbio. Este Programa é pioneiro e muito transcendente em termos de aprendizagem", destacou o Diretor geral do Banco Santander e da Divisão Global Santander Universidades, Jose Antonio Villasante, durante o evento.

Ao criar o Top China, o Santander Universidades reforça a importância da educação como motor para o desenvolvimento do Brasil e estimula a internacionalização das universidades. "O Brasil é o eixo estratégico para expansão das universidades chinesas. Este Programa promove o encontro de duas culturas e oferece aos estudantes o debate de temas apaixonantes e prioritários para os países, com foco em intercâmbio de pessoas e de conhecimento", explica o Diretor de Inovação e Projetos Estratégicos da Divisão Global Santander Universidades, Salvador Medina.

A iniciativa permite o intercâmbio bilateral entre os países para debate de temas de interesse global, como Biotecnologia e Biomedicina, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Sistema Financeiro Internacional e Futuro dos Sistemas de Informação. Além de abordar assuntos específicos, haverá também o aprendizado de língua e cultura chinesas para os estudantes brasileiros, assim como do português e da cultura brasileira para os universitários chineses. "Construir um programa de colaboração com um país com identidade singular como a China é uma vasta fonte de experiências, uma iniciativa com um incalculável valor cultural,"afirma Jamil Hannouche, executivo responsável pelo Santander Universidades no Brasil.

O Programa contará com a participação de 41 alunos de graduação e oito professores de 10 universidades brasileiras, que terão a oportunidade de realizar um curso de três semanas na Universidade de Shangai Jiatong, que está entre as cinco primeiras instituições de ensino superior da Ásia no ranking internacional. Esta universidade foi selecionada pelo governo chinês para participar da construção de um plano sobre mudanças climáticas e impactos no meio ambiente.

As contribuições do Top China vão além do desenvolvimento acadêmico e profissional. "É uma experiência única de vivenciar a cultura chinesa e transformá-la em conhecimento", enfatiza Suely Vilela, Reitora da USP. "O Santander Universidades está de parabéns pelo programa. Dá vontade de ser jovem de novo para participar" , complementa a Diretora da Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas, Maria Tereza Fleury.

As instituições brasileiras participantes do programa são: USP, Unesp, Unicamp, FGV, Unisinos, UFAL, UNB, Mackenzie, Anhembi Morumbi e UNIP, que também são parceiras do Santander Universidades em outros convênios acadêmicos. O evento contou com a presença de Suely Vilela, Reitora da USP, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, Reitor da UNESP, José Tadeu Jorge, secretário de Educação de Campinas e Reitor da Unicamp durante o período de 2005 a 2009, do Padre Marcelo Fernandes de Aquino, Reitor da Unisinos, José Geraldo de Sousa Junior, Reitor da UNB, Maria Tereza Leme Fleury, Diretora da FGV-EAESP, Manassés Claudino Fonteles, Reitor do Mackenzie e Ricardo Grau, da Anhembi Morumbi, de Luiz de Lima, Presidente interino do Grupo Laureate e CFO do Grupo no Brasil, entre outros acadêmicos e executivos do Santander Universidades.