Ufal e ISV realizam curso sobre controle social


22/06/2009 08h44 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h52

Alunos da Ufal terão oportu­nidade de fazer um curso di­ferente nas férias de inverno. Fugindo um pouco da grade curri­cular tradicional, a instituição de en­sino superior se uniu ao Instituto Síl­vio Vianna e vai oferecer entre os dias 13 a 24 de julho o curso "Disseminadores de Cidadania".

O curso, segundo a organização do evento, contém palestras com promo­tores, procuradores, juízes e outros es­pecialistas em áreas de gestão e orça­mento público, licitações, corrupção e direitos humanos e o papel dos con­selhos no controle das contas públi­cas.

Juntos, os temas trazem uma es­pécie de passo a passo para a cons-cientização do chamado "Controle so­cial", que nada mais é do que o acom­panhamento das contas públicas por parte da sociedade.

O controle social complementa o controle institucional feito por órgãos fiscalizadores como Controladoria Geral da União (CGU), Ministérios Públicos Estadual e Federal e Tribunais de Con­tas.

O curso é aberto ao público, mas a intenção da Ufal é que este seja destinado exclusivamente aos universitá­rios. Esta será a primeira turma do curso.

"O pró-reitor de extensão Eduardo Lyra nos contactou, e mostrou interesse em montar um curso de férias, com ên­fase no público universitário. A intenção é também a universidade interagir com a sociedade, e essa é uma boa opor­tunidade", conta o presidente do Insti­tuto Sílvio Vianna, Pedro Girido.

Peso pesado

De acordo com a comissão organi­zadora do evento, as aulas são minis­tradas por especialistas como a procu­radora da República, Niédja Káspary, e os chefes da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) em Alagoas.

Com o apoio da Ufal, o Instituto Síl­vio Vianna levará o curso também para o interior do Estado. A primeira cidade será Palmeira dos Índios, programada para agosto. Em seguida, será a vez de Arapiraca.

Inscrições

As aulas, que nas turmas anteriores eram duas vezes por semana, serão mi­nistradas de segunda à sexta-feira, no Espaço Cultural da Antiga Reitoria, na Praça Sinimbú, no centro, das 19h às 22 h. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas de 25 de junho a 10 de julho, pelo número da Proex 82.3214-1078 e 1134 .Vagas limitadas.

* Tribuna Independente, de 18 de junho de 2009