Ufal debate intercâmbio no II Seminário de Internacionalização

Evento contará com presença de reitor da Universidade portuguesa de Coimbra, além de representantes do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, Grupo Tordesilhas, Andifes e Capes

- Atualizado em
I Seminário de Internacionalização do Ensino Superior, em setembro de 2008

A Universidade Federal de Alagoas, por meio de sua Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), realiza na segunda-feira, 22 de junho, o seu II Seminário de Internacionalização. O evento tem como meta discutir ações de cooperação e intercâmbio internacional realizadas pela Universidade, apontando potencialidades e possibilidades de atuação nesta área.

“Na segunda edição de nosso Seminário serão debatidas e apresentadas iniciativas de cooperação já existentes em nossa Universidade e em outras instituições federais de ensino superior. Para tanto, contaremos com a presença de representantes de organismos nacionais de fomento à internacionalização, assim como de entidades internacionais com forte presença no diálogo universitário entre nações”, afirma José Niraldo de Farias, assessor de relações internacionais da Ufal.

O evento é gratuito e acontecerá a partir das 8h30, no auditório da Reitoria, situado no Campus A. C. Simões. A entrada é franca e aberta a todos os envolvidos com a cooperação internacional e universitária em Alagoas.

“Além da comunidade acadêmica da Ufal, queremos a presença de professores, alunos e dirigentes de instituições públicas como Uneal, IF-AL e Uncisal, além de faculdades privadas. Nosso objetivo é não só discutir como aprofundar o conhecimento da sociedade alagoana a respeito das necessidades de se intensificar uma cultura de cooperação internacional em nosso estado, assim como divulgar mecanismos e meios para a ampliação desta cultura”, afirma José Niraldo Farias.

Temas e palestrantes

Entre os temas do II Seminário, surgem em destaque questões como as relações internacionais entre universidades brasileiras e européias. Para abordar o assunto, na conferência de abertura do evento o reitor da Universidade de Coimbra (Portugal), Fernando Seabra Santos, estará em Alagoas e proferirá a conferência “O Papel da Universidade de Coimbra nas Relações Internacionais Brasil-Europa”.

“A presença do reitor de Coimbra em nosso Seminário reforça o papel que a Universidade Federal de Alagoas vem conquistando paulatinamente no cenário da cooperação internacional”, afirma a reitora da Ufal e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ana Dayse Rezende Dorea.

Além do reitor de Coimbra, a vice-reitora de relações internacionais da Universidade portuguesa também estará em Alagoas. Durante o Seminário, Cristina Maria da Silva Robalo Cordeiro abordará a temática do “Processo de Bolonha e as Novas Alternativas para a Educação Superior: Desafios e Perspectivas". Firmado em 1999 por quinze países da Europa, o Processo de Bolonha prevê a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior, região na qual os alunos terão a mobilidade facilitada e a multivalidação de créditos referentes à disciplinas cursadas.

Mesas-redondas

Após a conferência de abertura, o II Seminário de Internacionalização da Ufal se desdobra em duas mesas-redondas, sendo a primeira delas realizada pela manhã e dedicada ao tema das “Estratégias de Internacionalização das Universidades Brasileiras”.

Para debater o assunto, estarão no evento representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e presidente da Comissão de Relações Internacionais da Andifes Carlos Alexandre Netto; e o reitor da Universidade Federal da Bahia e presidente da Associação Grupo Coimbra de Dirigentes de Universidades Brasileiras Naomar Monteiro de Almeida Filho.

Os representantes da Capes apresentarão o tópico “Projetos de Apoio à Internacionalização da Pós-Graduação”; Carlos Alexandre Netto terá como tema a “Política de Internacionalização das Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras”; e Naomar Monteiro de Almeida Filho a questão do “Projeto do Grupo de Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) para a Internacionalização das Universidades Brasileiras”.

O GCUB é uma associação nacional composta por universidades parceiras do Grupo Coimbra de Universidades Européias (GCUE). O papel do GCUB é promover ações de cooperação multilateral com as mais de 30 instituições universitárias agrupadas na GCUE. A primeira mesa do Seminário será coordenada por Rossana Valéria de Souza e Silva, Secretária Executiva da Associação Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.

Já na segunda mesa-redonda do II Seminário de Internacionalização da Ufal, o tema em debate será “Perspectivas de Internacionalização do Ensino Superior”. Entre os debatedores, Eduardo Magalhães, assessor internacional do Governo do Estado de Alagoas, apresentará o tópico “O Governo do Estado de Alagoas e as Políticas de Internacionalização”. Já José Niraldo de Farias abordará a temática do “Projeto de Internacionalização da Ufal”. Outro assunto de destaque nesta mesa será o trabalho do Grupo Tordesilhas, organismo de cooperação universitária internacional composto por instituições brasileiras, portuguesas e espanholas.

Na mesa, o coordenador do Grupo Tordesilhas no Brasil Airton Young discutirá a temática do “Projeto do Grupo Tordesilhas para a Internacionalização das Universidades Brasileiras, Portuguesas e Espanholas”. Do mesmo modo, outro tema a ser debatido será o das “Perspectivas para a Internacionalização das Universidades Brasileiras”, a ser abordado por Rossana Valéria de Souza e Silva, também Assessora Especial da Comissão de Relações Internacionais da Andifes.