Reitores debatem a internacionalização do ensino superior

22/06/2009 17h17 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h52
Mesa de Abertura

Diana Monteiro - jornalista

A música “Carinhoso” de Pixinguinha, executada pelo violonista Nicolas Silva de apenas 12 anos de idade, e a apresentação do Corufal marcaram na manhã desta segunda-feira, 22, no auditório Nabuco Lopes,  a abertura do II Seminário de Internacionalização do Ensino Superior, promovido pela Universidade Federal de Alagoas, com participação das Universidade de Coimbra/Portugal, Federais da Bahia e do Rio Grande do Sul. As coralistas Adélia Magalhães e Marlene Carvalho fizeram homenagem especial à Portugal, apresentando fado e poema.

A conferência de abertura foi feita pelo reitor Fernando Seabra Santos, da Universidade de Coimbra, sobre “O papel da universidade de Coimbra nas relações internacionais Brasil- Europa”. Ele fez uma retrospectiva sobre a evolução da universidade, desde o surgimento e seu compromisso com a sociedade, sua intervenção científica, até o momento atual enfocando que a internacionalização é a quarta missão da Universidade. Ressaltou a importância da autonomia para o melhor desempenho da academia.

O reitor Fernando Seabra citou  os vários exemplos de internacionalização em funcionamento   na Universidade de Coimbra, promovendo o conhecimento cultural e científico entre instituições. Entre eles, o Grupo de Universidades Européias, Grupo Erasmus Mundus, Comunidades das Universidades do Mediterrâneo, Grupo Tordesilhas, Portal Universia e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.

A reitora Ana Dayse destacou os laços com o Coimbra Grupo na troca de conhecimento entre a comunidade acadêmica. “Além do Coimbra Grupo, a Ufal já integra o Grupo Tordesilhas e passa também a participar agora do  Grupo Erasmus Mundos. A cada dia essa interação mostra o quanto o resultado é positivo e que esse crescimento cultural e científico refletirá no crescimento do Estado de Alagoas”, complementou Ana Dayse.

A mesa de abertura, presidida pela reitora Ana Dayse Dorea, foi composta pelo reitor e vice-reitora de Coimbra, Fernando Seabra e Cristina Maria da Silva; Naomar Monteiro de Almeida Filho e  Carlos Alexandre Neto, reitores das Federais da Bahia e do Rio Grande do Sul; André Falcão, reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), representando o governador Teotônio Vilela, e pela reitora da Uneal, Laudirege Fernandes.

Integraram também a mesa de abertura Ricardo Valença, secretário municipal de Educação de Maceió, representando o prefeito Cícero Almeida; vice-reitor Eurico Lôbo; Rossana Valéria de Souza, secretária executiva da Associação Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, e Assessora Especial da Comissão de Relações Internacional da Andifes e o coordenador do seminário, professor José Niraldo de Farias, assessor de Relações Internacionais e Institucionais da Ufal.

Nesta terça-feira, 23, o debate continua com uma reunião técnica entre os reitores convidados e a equipe da Ufal para discutir estratégias da internacionalização do ensino superior.