Reitora é empossada na vice-presidência da Andifes

05/06/2009 17h07 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h49
Reitores na solenidade de posse

Em solenidade bastante concorrida realizada na sexta-feira, 5 de junho, pela manhã, no Recife, tomaram posse o reitor Alan Barbiero, da Federal de Tocantins, e a reitora Ana Dayse Dorea, da Federal de Alagoas, na presidência e vice-presidência da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), respectivamente, recebendo os cargos dos reitores Amaro Lins, da Federal de Pernambuco, e Edward Madureira, de Goiás.

Presentes à solenidade o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; o secretário de Educaçao do Recife, Cláudio Duarte, reitores e outras autoridades que participaram também do Seminário "O desenvolvimento do Brasil e o financiamento da universidade federal brasileira", promovido pela Andifes até sábado, 6 de junho.

a comitiva da Ufal, presente à solenidade, foi formada pelos pró-reitores Eduardo Lyra, Pedro Nelson e João Carlos Barbirato, a chefe de gabinete, Maria José Messias, o assessor de relações internacionais, Niraldo Farias; o superintendente da Sinfra, Flávio Barboza e o professor Gonçalo Dorea, da Famed. A Assessoria de Comunicação também esteve presente registrando esse fato inédito para a história da universidade, comprovando a importante atuação da Ufal em nível nacional.

Na parte da tarde, a reitora Ana Dayse iniciou os trabalhos como vice-presidente, coordenando, ao lado do reitor Alan Barbiero, a reunião de trabalho com a secretária Maria Paula Dallari, da Sesu/Mec, tratando de autonomia universitária e os encaminhamentos necessários para atender a proposta do presidente Lula, discutida na reunião do dia 28 de maio, entre reitores, o ministro da educação e o presidente. Também participaram dos debates o reitor da UNB, José Geraldo de Souza Júnior, presidente da Comissão de Autonomia.