RedeIfes permite maior integração entre as universidades

08/06/2009 11h13 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h50

A plataforma RedeIfes da Andifes está em pleno funcionamento, fomentando as trocas de conteúdos e valorizando as diversidades regionais. A RedeIfes já disponibiliza 206 programas, sendo 68 arquivos para rádio; 134 para TV e 4 arquivos de produção audiovisual. Estes números crescem a cada semana.

Para tornar este projeto viável, todas as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) receberam equipamentos – CPU, Servidores e Ilha de conversão e edição de vídeo – financiados pelo Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Superior (SESu), por intermédio da Andifes para implantação do sistema.

A rede disponibiliza, também, uma equipe técnica composta por 3 assessores, sediada em Curitiba, que dá suporte às instituições, orienta os procedimentos de instalação e utilização dos equipamentos.

A Ufal tem a RedeIfes instalada, que foi utilizada para transmitir o evento do Reuni ao vivo, em 2008, quando foi realizado em Maceió.

Novas funcionalidades, ferramentas e a própria Agência Nacional de Notícias das Ifes estarão prontas no segundo semestre. Integrando e aproximando as assessorias de comunicação, TVs e Rádios das Ifes e jornalistas da imprensa em geral, em torno de um ambiente de trabalho colaborativo e cooperativo. “Estas ferramentas de integração de mídias serão uma sensível fonte de informação, difusão e democratização do conhecimento, uma contribuição das Universidades Públicas para a soberania nacional”, afirma Carlos Rocha, coordenador de pesquisa da RedeIfes.

Para mais informações, enviar email para redeifes@ufpr.br.