Programa Coastwatch de gestão costeira chega a Alagoas

01/06/2009 10h18 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h48

Graças a uma parceria entre a organização ambientalista Amigos da Terra e da Água e o Grupo Ambiental GEOTA, de Portugal, chega a Alagoas o programa “Coastwatch,” que hoje acumula a experiência de quase todos os países costeiros europeus na gestão litorânea. Em sua primeira ação, o programa “Coastwatch” – “De Olho no Litoral” (em livre tradução), fará uma primeira campanha mobilizando estudantes no diagnóstico de vários pontos da orla marítima alagoana.

A campanha seguirá um cronograma de mobilização de alunos e escolas durante os dias da Semana Integrada do Meio Ambiente. A primeira ação será realizada na quarta-feira, 3 de junho, no litoral da região metropolitana de Maceió; a segunda campanha na orla dos municípios do litoral Norte, na quinta-feira, 4 de junho, e a terceira e última no dia 5 de junho no litoral Sul de Alagoas.

A iniciativa da ATA, que tem à sua frente o engenheiro Marcos Lira, tornou-se possível mediante parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e outros parceiros do projeto. No decorrer das campanhas do “Coastwatch” alagoano, alunos de inúmeras escolas farão um trabalho de campo para diagnosticar e catalogar os problemas da região costeira, tais como erosão marinha, ocupação irregular do solo e poluição das águas.