Pesquisadora da Ufal coordena workshop na reunião da Sociedade Brasileira de Química

02/06/2009 10h29 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h49
Professora Simone Meneguetti

Fonte: Site da SBQ

Os sete workshops que antecederam a abertura oficial da 32ª Reunião Anual da SBQ, no dia 30 de maio, apresentaram tendências no cenário profissional da Química. Entre elas, as diversas faces da busca por sustentabilidade e por recursos renováveis. A escolha do tema é uma das explicações para a boa participação obtida no encontro “Catálise a serviço da Química verde”, avalia a coordenadora Simoni Meneghetti, da Universidade Federal de Alagoas. Com 120 pessoas presentes, o workshop atraiu a atenção de engenheiros químicos, químicos, bioquímicos e biólogos, refletindo o fato de que a disciplina perpassa várias áreas de conhecimento.

Novas exigências profissionais

No conjunto das legislações que estabelecem critérios de controle – ambiental, de medicamentos, de fertilizantes, de combustíveis –, algumas ainda não contam com métodos analíticos capazes de atender a todos os níveis de avaliação. Assim, o workshop mostrou aos participantes os aspectos mais atuais desse cenário. “Tivemos a presença de técnicos e profissionais de empresas, além de alunos de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores”, constata o coordenador Fábio Rodrigo Rocha, do Instituto de Química da USP.

As aplicações da Química de Materiais, tendo como horizonte os recursos renováveis, foi o foco do workshop, “SBQ/SBPMat - Materiais para o desenvolvimento sustentável”. "A utilização do conhecimento científico voltado para a tecnologia distribui-se por inúmeros ramos de atividade, como a Medicina e a Física", nota o coordenador do evento Fernando Lázaro Freire, diretor da SBPMat. Entre os exemplos apresentados, estavam as aplicações inovadoras de materiais oriundos da união da fibra do algodão com a juta.

Para os pesquisadores e docentes que atuam no campo da Química Estrutural, a montagem de um workshop durante a Reunião Anual foi o momento de discutir se é hora, ou não, de formalizar esse segmento dentro da entidade como uma divisão. “Mostrar o que somos e para onde estamos caminhando”, observa o coordenador Antonio Carlos Doriguetto, da Universidade Federal de Alfenas.

As reuniões de trabalho abriram, ao mesmo tempo, espaço para a valorização da memória dos profissionais que deram expressiva contribuição para a educação e pesquisa na área. O workshop “Os 15 anos da Divisão de Química Inorgânica – SBQ” compilou textos e imagens com depoimentos que formaram um painel da história recente desse segmento.

No evento, foi anunciada a criação de duas medalhas que levam o nome dos professores Ícaro de Souza, que foi reitor da Universidade Federal do Ceará, recentemente falecido, e Eduardo Vich, professor titular do Departamento de Química da Unicamp. A grade de workshops contou ainda com “O curso de Química Ambiental: experiência adquirida e desafios futuros” e “Estrutura Molecular – Teoria e Fotoquímica”