Parcerias internacionais reforçam ações da Ufal

25/06/2009 09h07 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h53
Reitores reforçam ações de internacionalização

A reitora Ana Dayse Dorea se reuniu nesta terça-feira, 23 de junho, com o reitor da Universidade de Coimbra (Portugal), Fernando Seabra, e com o reitor da Universidade Federal de Bahia, Naomar de Almeida Filho, presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).

Na pauta do encontro, o reforço das ações de internacionalização da Ufal e de relacionamento institucional entre esta, a universidade portuguesa e o GCUB. Fernando Seabra Santos e Naomar Monteiro de Almeida Filho estiveram entre os palestrantes do II Seminário de Internacionalização do Ensino Superior, promovido nesta segunda-feira, 22, pela Universidade Federal de Alagoas.

“Estamos planejando políticas de atuação conjunta, a fim de fomentarmos a mobilidade acadêmica internacional entre alunos da Ufal e estudantes e professores da Universidade de Coimbra. Esperamos e estamos trabalhando para no segundo semestre anunciar ações de cooperação bilateral entre estas instituições”, afirmou a reitora Ana Dayse Dorea.

A reunião também contou com a presença do assessor de intercâmbio internacional da Ufal, Niraldo de Farias, de Rossana Valéria de Souza, secretária executiva da Associação Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e da vice-reitora da Universidade de Coimbra, Cristina da Silva.

GCUB

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, que já reúne 38 instituições nacionais, é uma associação nacional composta por universidades parceiras do Grupo Coimbra de Universidades Européias (GCUE) e tem como objetivo promover ações de cooperação multilateral com as mais de 30 instituições universitárias agrupadas na GCUE.