Museu Théo Brandão abre festejos juninos


09/06/2009 08h15 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h50

O Museu Théo Brandão já entrou no clima das festas juninas. Nesta quarta-feira, 10, às 17h, será aberta ao público a exposição Pra casar tem que festejar, tem que navegar. O tema da exposição é uma referência aos três santos dos festejos juninos. Para as moças solteiras que querem saber se vão se casar, Santo Antônio, o casamenteiro, terá uma sala de adivinhações. São João, o santo festeiro – cujo nascimento foi sinalizado com uma fogueira e comemorado com uma festa –, terá objetos artísticos alusivos à sua tradição. E São Pedro, o santo que tem a chave do Reino dos Céus, e é o protetor dos pescadores, vai ganhar, em sua homenagem, um cenário característico de ambiente marítimo.

Depois de aberta a exposição, haverá um bate papo sobre O lugar das festas populares na cultura alagoana, com os professores Bruno César Cavalcante e Wagner Chaves. Munguzá e arroz doce serão servidos para acompanhar o bate papo. Para finalizar as comemorações, forrozeiros vão animar uma “sala de reboco”.

A exposição Pra casar tem que festejar, tem que navegar tem a curadoria da diretora do Museu Théo Brandão, Leda Almeida, do teatrólogo Homero Cavalcante e dos artistas plásticos Gil Lopes e José Carlos da Silva. A montagem e confecção das peças foram totalmente realizadas pelos funcionários do Museu, sob a supervisão dos artistas Gil Lopes e José Carlos. A exposição é gratuita e ficará aberta ao público até o dia 04 de julho.