Mais de 11 mil candidatos vão fazer concurso no domingo

22/06/2009 12h30 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h52

Neste domingo, 12 de julho, os 11.639 candidatos inscritos no concurso técnico-administrativo da Ufal, estarão se submetendo às provas de níveis fundamental, médio e superior. As vagas para portadores de necessidades especiais estão sendo disputadas por 536 candidatos. Os cartões de inscrição estão disponíveis no site da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) desde a última quinta-feira, 2.

As provas serão realizadas em 23 locais diferentes, sendo 19 em Maceió, 2 em Arapiraca e 2 em Delmiro Gouveia. Dependendo do tamanho da escola, a Copeve conta com uma gama de pessoas no suporte do concurso. A estrutura de apoio ao concurso é formada por um ou dois coordenadores; dois fiscais em cada sala, além de outros, cujo número varia, distribuídos pelo prédio; um assistente que, geralmente é o diretor da escola; o pessoal de serviço geral; porteiro; um segurança, que acompanha o coordenador desde a saída até o retorno para a Copeve; e um doutorando para atendimento de primeiros socorros, ficando um médico de plantão.

A divulgação do gabarito está prevista para o mesmo dia das provas objetivas, 12 de julho. Já as provas práticas, restritas a alguns cargos, serão realizadas entre os dias 9 e 14 de agosto, sendo o resultado final divulgado no dia 1 de setembro. É importante salientar que os candidatos devem comparecer ao local designado para a prova uma hora antes do horário previsto para o seu início, munidos de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, cartão de inscrição, com uma foto 3x4 recente colada, e documento oficial e original de identidade com foto. O portão do local de prova será fechado 10 minutos antes do seu início, quando nenhum candidato poderá mais ingressar.

Concorrência

A concorrência para o concurso técnico-administrativo, que oferece 61 vagas, incluindo as destinadas aos portadores de deficiência, está alta. Os candidatos estão dispostos a lutar por uma vaga em um dos três Campi da Universidade: Maceió, Arapiraca e Pólos, e Sertão, previsto para ser inaugurado em 2010.

O cargo mais concorrido nos três Campi foi o de auxiliar de biblioteca, cuja exigência é nível fundamental, mesmo só havendo vagas para Maceió. Para o Campus Maceió, 6.143 pessoas se inscreveram para as 4 vagas, além dos 305 inscritos que concorrem à vaga destinada a portadores de deficiência. Para o Campus Arapiraca, 867 inscritos disputam o cargo, e para o Campus do Sertão, 524 pessoas sonham com a possibilidade de ingressar no serviço público.

O Campus Maceió é o que oferece maior número de oportunidades, com vagas para administrador, fisioterapeuta, produtor cultural, editor de imagens, técnico em contabilidade, cenotécnico, dentre outros. O segundo e terceiro cargos mais concorridos para Maceió foram o de técnico em assuntos educacionais – com 933 pessoas disputando as 6 vagas para não-portadores de deficiência e 37 para a vaga reservada para deficientes – e administrador, com 928 inscritos para 11 vagas e 45 para as 2 vagas para portadores de deficiência.

Para o Campus Arapiraca, o segundo lugar de cargo mais concorrido também ficou com técnico em assuntos educacionais, que oferece uma vaga e atraiu 103 candidatos. Para o Campus do Sertão, o cargo de assistente de tecnologia da informação, mesmo sendo para cadastro de reserva, motivou 137 pessoas a se inscreverem no concurso.

Os cargos de nível superior têm remuneração prevista de R$1.747,83; os de nível médio, R$ 1.364,53; e os de nível fundamental, R$1.143,36. Mais informações no site da Copeve ou através dos telefones 3336-2507 ou 3326-3811.

Assista à matéria sobre o assunto