HU recebe termodesinfectora para esterilização de materiais


03/06/2009 08h15 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h49
Termodesinfectora

Termodesinfectora

Tâmara Albuquerque - jornalista

A Central de Material Esterilizado (CME) do Hospital Universitário recebeu a máquina termodesinfectora, equipamento que proporcionará mais agilidade e segurança no desempenho do processamento de limpeza e desinfecção de artigos médico-hospitalares. O equipamento permite a automatização das atividades, hoje realizadas manualmente pelos funcionários.  

“A chegada da máquina termodesinfectora é um marco, porque tudo que se faz hoje é manual. Com a aquisição do equipamento, o hospital irá centralizar a lavagem e a desinfecção dos materiais, passaremos a ter uma padronização na desinfecção, pois é só colocarmos os materiais na máquina que ela irá fazer a desinfecção. Além disso, o ganho de tempo é incalculável”, informa a enfermeira-chefe, Maria das Vitórias.

Com o equipamento, o funcionário não irá se expor tanto aos produtos químicos e também vai reduzir a carga de trabalho. “Teremos mais eficácia na desinfecção”, enfatiza a enfermeira-chefe. A CME é responsável pela limpeza, desinfecção e esterelização de materiais médico-cirúrgicos dos centros Cirúrgico e Obstétrico do HU, mas também faz atividades para setores como UTI Geral, UTI Neonatal e para as clínicas, sendo que nesses casos, o material já chega ao setor lavado. A CME trabalha por 24 horas, inclusive nos finais de semana.