Emoção e histórias de vida nas colações de grau

10/06/2009 16h43 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h51
Entrega do título de graduada em Psicologia a Dianny Magalhães (de blusa preta)

Rose Ferreira - jornalista

Uma alternativa para quem não pode ou não está disposto a pagar um valor considerável em cerimônias de formatura é a colação de grau coletiva. Esse tipo de colação reúne alunos de vários cursos da Universidade e, apesar de não ter a pompa de uma formatura paga, não deixa de ser menos emocionante. “A solenidade coletiva é mais simples, do ponto de vista da formalidade, mas continua sendo importante porque cumpre com um dos papéis da universidade, que é o de entregar profissionais qualificados ao mercado”, salienta o vice-reitor Eurico Lôbo.

As estudantes Dianny Magalhães, formanda de Psicologia, Carla Lima, de Zootecnia, e Iraí Feijó, de Geografia, são exemplos de que receber o diploma e ter o grau conferido não tem preço. As três estudantes têm histórias de vida e desafios diferentes pela frente, mas são unânimes em destacar que colar grau é uma glória, um coroamento de um longo caminho.

Dianny ingressou no Cesmac em 1999 e trabalhava para pagar a faculdade, no entanto precisou deixar o trabalho e as dificuldades começaram a aparecer. Em 2004, com muito esforço, conseguiu transferência para a Ufal e isso significou um grande crescimento pessoal e acadêmico. Segundo a estudante, na Universidade há mais incentivo à pesquisa. “Agora, quero fazer mestrado. Eu acredito na Psicologia e no outro”, explica. Quanto à formatura, Dianny ressalta que é um momento especial, mas é a continuação de um processo.

Para Carla Lima, o apreço pelos animais praticamente começou muito cedo. Carla cresceu um haras e sempre foi apaixonada pela área de Zootecnia. Hoje, após 5 anos de curso, teve suas expectativas correspondidas e, apesar de recém-formada, já está empregada há seis meses. “Minha intenção agora é fazer mestrado na próxima seleção”, diz Carla.

Já Iraí Feijó colou grau individualmente nesta quarta-feira, 10, no gabinete do vice-reitor. A urgência em formar-se foi justificada pela sua ida a Itália para iniciar seus estudos na área de Publicidade. “Apesar de ter feito Geografia, sempre amei a área de Publicidade e Design”, justifica Iraí, que também foi bolsista da Assessoria de Comunicação como designer gráfica por três anos.

Agenda de colação

Nesta quarta-feira, 10 de junho, realizou-se a colação de grau de Serviço Social, marcando o encerramento das solenidades do ano de 2008.

Segundo informações da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a partir do próximo ano, a agenda de colações de grau precisará ser reformulada, a fim de se conciliar as formaturas do regime semestral e do anual. No entanto, durante todo o ano, sempre na última quarta-feira de cada mês, acontece a colação de grau coletiva, agendada pelo Departamento de Registro de Controle e Registro Acadêmico (DRCA).